domingo, 30 de agosto de 2015

Massacre da Estrutural: Justiça inocenta nove policiais envolvidos em chacina no DF

By Do R7, com TJDFT






Todos os acusados foram absolvidos pela Justiça neste sábado (29)
Divulgação



O Tribunal de Júri de Brasília absolveu neste sábado (29) os nove policiais militares acusados por homicídios, durante a operação Tornado, realizada em 1998 para desocupar área da na Estrutural (DF), que resultou em confrontos entre a polícia e a comunidade local.



O Júri teve início na segunda-feira (24) e se encerrou neste sábado, em sessão reaberta às 10h30, depois de haver sido suspensa às 00h30 da sexta-feira após os debates.



A princípio eram 12 os acusados, porém um deles, Daniel de Souza Pinto, morreu e outro, Alexandre Nogueira Martins, foi impronunciado. A pedido da defesa o décimo réu, Márcio Serra Freixo, teve seu julgamento desmembrado e será levado perante o júri, no próximo dia 9 de setembro. Oito dos nove acusados estavam presentes ao julgamento, um deles, Eduardo Araújo de Oliveira, não compareceu mas foi julgado e absolvido à revelia.



Leia mais notícias no R7 DF



17 anos após chacina conhecida como ‘Massacre da Estrutural’, único sobrevivente vive sob ameaça no DF



No total, o juiz-presidente da sessão ouviu 23 testemunhas ao longo dos três primeiros dias do júri. Além dos depoimentos, foram apresentados aos jurados vídeos com algumas imagens do confronto e áudio de conversas gravadas, mediante autorização judicial, durante as investigações do caso.



Entenda o caso



Em agosto de 1998, a Operação Tornado da Polícia Militar na Invasão da Estrutural terminou com a morte de Milton de Sá, Luciano Pires Aquino e Regina Célia Nascimento, que estava grávida de 4 meses. Roberto dos Reis, conhecido como ‘Azulão’, chegou a ser considerado morto pela PM na época, mas segundo os filhos, ele apenas fingiu ter falecido após ser baleado no maxilar, e depois procurou atendimento no Hospital de Base de Brasília.



O ataque aos moradores seria uma retaliação após a morte do PM Rubens Gomes de Faria, aos 32 anos, durante outra operação na Estrutural, dias antes da Operação Tornado. As tentativas de desocupação da área eram frequentes e acabavam em conflito entre a polícia e os moradores.



Ao todo, nove policiais militares aposentados são réus no julgamento, acusados por um homicídio simples, dois qualificados e uma tentativa de homicídio qualificada e lesão corporal grave: Antônio da Costa Veloso, Carlos Chagas de Alencar, Cássio Marinho, Eduardo Araújo de Oliveira, Francisco Alves de Lima, Rodrigo Moreira de Souza, Luiz Henrique Fonseca Teixeira, Vangelista Pereira de Souza e Volney Rodrigues da Silva.


Via:: R7



Massacre da Estrutural: Justiça inocenta nove policiais envolvidos em chacina no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário