By Do R7
Assim como acontece no Rio, em Brasília quem jogar lixo na rua será multado
GUSTAVO OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Assim como acontece em outras capitais, como no Rio de Janeiro, Brasília quer reduzir o lixo jogado pela população nas ruas. Desde o último dia 21 a Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal) intensificou a fiscalização e promete multar em R$ 46,43 quem insistir em jogar lixo na rua.
O objetivo, de acordo com Bruna Pinheiro, diretora da Agefis, é educativo, e não arrecadatório.
— O objetivo da campanha não é de arrecadar. É de mudar o padrão de conduta das pessoas em relação ao lixo individual.
Ela explica que fiscalizações serão feitas em pontos estratégicos. Num primeiro momento quem for flagrado será orientado a jogar o lixo no lixo, antes de ser multado. Quem for multado poderá recorrer.
A multa para quem joga lixo na rua no Distrito federal já tem duas décadas. Está prevista na lei Lei 972 de 1995. A lei nunca ‘pegou’ porque até hoje não havia fiscalização.
A fiscalização pela Agefis começou na semana passada, com o lançamento da campanha “Brasília Limpa — Sua Atitude Faz a Diferença”, em Taguatinga, região administrativa do DF. Na ocasião, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheu nove toneladas de lixo no centro da cidade depois de ter ficado 24 horas sem limpar o local de forma propositada. A ideia era chamar a atenção da sociedade para a importância da manutenção da limpeza urbana.
Via:: R7
Brasília quer ser uma cidade limpa e começa a multar quem joga lixo na rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário