quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TCU diz que vagas em creches no DF são insuficientes

By Do R7






TCU: processo de matrícula não é transparente
Reprodução/Facebook



O TCU (Tribunal de Contas da União) enviou um relatório ao governador eleito no Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) no qual destaca que a oferta de vagas em creches é muito baixa e que o GDF não alcançou as metas previstas no PNE (Plano Nacional de Educação).



Segundo o documento, apenas 3,46% das crianças de zero a três anos foram atendidas por creches em 2012, índice menor que os 4,33% de 2011. A meta estabelecida no Plano Plurianual era de 5%.



“Por consequência, o grande número de crianças desassistidas, em razão da ausência de política consistente para o setor, dificulta o atingimento, pelo Brasil, de metas globais previstas no PNE”, atesta o relatório.



Leia mais notícias no R7 DF



Creche em Taguatinga fecha por falta de pagamento



O documento, elaborado pelo TCDF (Tribunal de Contas do DF), afirma, ainda, que o processo de matrícula para acesso às creches não é transparente. Segundo o tribunal, há favorecimento indevido na ocupação das “poucas vagas oferecidas”.



O relatório também denuncia a falta de professores e monitores nas creches.



Questionada, a Secretaria de Educação afirmou que as unidades escolares públicas do DF não receberam investimentos por 11 anos e que, de 2011 até agora, o investimento foi de R$ 400 milhões em reformas.



Sobre o número de professores, a secretaria afirma que o GDF nomeou 4022 novos professores de 20111 a 2014.



A secretaria também rebateu sobre a oferta de creches, dizendo que havia apenas uma unidade pública quando o governador Agnelo Queiroz assumiu, mas que ele construiu outras cinco. “Até dezembro de 2014, serão abertas mais 12 creches. E no início do ano letivo de 2015, serão entregues mais 72 unidades”, diz a nota enviada à imprensa.



O relatório do TCU também apontou falhas na gestão de outras áreas.


Via:: R7



TCU diz que vagas em creches no DF são insuficientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário