quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Acumulado nas vendas de comércio e serviços registra queda de 11,45% em junho

By Do R7






comércio df
José Cruz/ABr



De acordo com a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas empresas realizada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal), as vendas do comércio brasiliense registraram queda de 0,16% em junho na comparação com maio e as vendas do setor de serviços também tiveram declínio de 1,66%. No acumulado dos últimos 12 meses (junho de 2014 à junnho de 2015), de comércio e serviços, a variação é negativa, em -11,45%.



Segundo Adelmir Santana, presidente da entidade, a alta da inflação e das taxas de juros, bem como a restrição de crédito, estão entre os motivos para o fraco desempenho.



— A falta de confiança dos consumidores também prejudicou o comércio. Além disso, com um avanço do desemprego nos últimos meses as famílias brasilienses reduziram ainda mais o consumo.



Conforme Santana, as incertezas no tamanho do ajuste fiscal e na formatação definitiva da política econômica nacional continuam afetando as expectativas dos empresários.



Os três segmentos do comércio que registraram maior crescimento nas vendas em junho foram Autopeças e Acessórios (4,51%); Vestuário (4,14%) e Lojas de Utilidades Domésticas (4,12%). Os três segmentos que apresentaram maior queda foram: Móveis e Decoração (-7,14%); Material de Construção (-5,95%); e Calçados (-2,78%).



No setor de serviços, o destaque em vendas no sexto mês do ano ficou para o segmento de Autoescola (17,14%); seguido de Reparação de Eletroeletrônicos (3,79%) e Salão de Beleza (2,34%). Entre os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas foram: Academia (-11,39%); Casa de Eventos (-8,22%) e Agência de Viagem (-6,92%).



Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras. No comércio, a modalidade respondeu por 46,45% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 41,96%. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 596 do comércio e 304 de serviços.


Via:: R7



Acumulado nas vendas de comércio e serviços registra queda de 11,45% em junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário