segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Brasília recebe edição de programa que monta “loja gratuita” para moradores de rua

By Do R7






Grupo de voluntários de Brasília realiza projeto h=á mais de um ano
Reprodução/ Facebook



O Museu da República, um dos principais cartões portais de Brasília, será palco de uma iniciativa que proporciona a moradores de rua a experiência de compra. O movimento The Street Store, criado na Cidade do Cabo, na África do Sul, chega à capital federal no dia 23, a partir das 9h. Pessoas de baixa renda e que vivem nas ruas do DF poderão escolher, experimentar e levar peças de roupas, calçados e acessórios.



Nesta edição serão expostos, além de objetos de uso pessoal, livros, brinquedos e gibis. Ainda haverá serviço de orte de cabelo, realização de exames simples e pintura de rosto para crianças. Um supermercado também participa de iniciativa e disponibiliza frutas e alimentos que poderão ser escolhidos e levados pelos participantes.



Para a realização do evento, os universitários de vários países contam com a doação de objetos pela população até domingo (16). As doações de dinheiro via internet também serão aceitas até esta data.



Projeto em Brasília



Há mais de um ano, moradores do Distrito Federal importaram a e realizam pelo menos uma edição da “loja itinerante”. Atualmente, 12 voluntários se dedicam a montar os brechós gratuitos, chamado de brechó de rua. A primeira edição aconteceu em maio do ano passado, quando eles levaram roupas, sapatos e outras peças doadas para um centro de acolhimento de moradores de rua, onde eles podem tomar banho e tomam café da manhã.



Leia mais notícias no R7 DF



Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play



Brechó de rua: moradores do DF recolhem roupas e montam “loja itinerante” para pessoas que vivem nas ruas



— Eles adoram, você precisa ver como ficam quando encontram um sobretudo, um terno. Muitas vezes eles ficam na fila aguardando e reclamam porque outro pegou a peça que ele queria, conta uma das voluntárias, a jornalista Aliene Coutinho.



Além de receber doações e organizar os bazares, o grupo ainda conta com a ajuda de pessoas que costuram para fazer reparos em peças que apresentam algum defeito, mas que ainda podem ser usadas. As doações acontecem em um ambiente que simula uma loja: são colocados espelhos, provadores e as peças escolhidas são embaladas me sacolas e levadas como uma mercadoria. No ano passado foram cinco edições do Brechó de Rua.



A inciativa parece básica, mas apresenta aos moradores de rua detalhes do próprio corpo, que nem eles conheciam.



— A maioria não sabe quanto calça, o número que veste, afirma Aliene Coutinho.



O grupo recebe doações durante todo o ano. O contato deve ser feito por meio da página Brechó de Rua no Facebook.



Via:: R7



Brasília recebe edição de programa que monta “loja gratuita” para moradores de rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário