sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Idosos de Planaltina ganham centro de convivência renovado

Idosos de Planaltina ganham centro de convivência renovado



Colaboradora do governo Márcia Rollemberg participou da reinauguração do Cose que terá oficinas gratuitas para público a partir de 60 anos




Se não participasse das oficinas de artesanato e trabalhos manuais, a aposentada Severina da Silva, de 73 anos, “estaria dentro de casa vendo novelas e viveria uma vida sem grandes emoções”. Ela é uma das matriculadas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cose) — Melhor Idade, em Planaltina. Voltada para o público a partir de 60 anos, a unidade passou por reforma e foi reaberta nesta sexta-feira (28), após 13 anos de cobrança da população local.


Para a revitalização, foram investidos R$ 18 mil de verba da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O equipamento público fica na Área Especial nº 1, Quadra 19, Conjunto K, do Setor Leste de Planaltina. Ali, pode-se participar de atividades gratuitas nas áreas de arte, cultura, esporte e meio ambiente, entre outras. O lote tem 380 metros quadrados, com cerca de 200 de área construída, composta por três salas — uma delas para a equipe administrativa —, copa e dois banheiros.


A colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, fez questão de estar na cerimônia de reentrega do Cose. “Esse é um espaço de exercício da cidadania”, enfatizou. E prometeu: “Pretendo voltar aqui para dar uma oficina de cerâmica.” O secretário Marcos Pacco ressaltou o compromisso que o governo é obrigado a ter com as pessoas idosas. “Conhecemos uma Nação pela forma que ela trata suas crianças e seus idosos.”


De acordo com a diretora de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Roselita Sales, o centro terá atividades diversificadas com foco no exercício da cidadania e na colaboração com o próximo. Além disso, atuará, como o próprio nome da unidade sugere, para fortalecer laços familiares e comunitários.


Também participaram do evento o administrador de Planaltina, Vicente Salgueiro, e a chefe do Núcleo de Políticas Especiais da Casa Civil, Dinalva Cantallopes Sastre Ferreira.


Inscrição
O centro de convivência da Melhor Idade oferece 50 vagas, algumas já preenchidas. Se houver disponibilidade, os idosos que frequentam a unidade da região central de Planaltina poderão optar pela outra reinaugurada hoje. Para participar das oficinas, é necessário se inscrever em um dos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da região e aguardar a convocação da equipe do Cose.


O Distrito Federal tem 18 Coses, além de quatro Cras que executam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Esses equipamentos trabalham para prevenir a ocorrência de situações de risco e de vulnerabilidade social.


Centros de Referência de Assistência Social de Planaltina


  • Quadra 3, Conjunto H, Casa 6 — Arapoanga. Telefone: 3488-7141

  • Área Especial H, Lote 6. Telefone: 3389-2862

Veja a galeria de fotos:



Via:: df.gov.br



Idosos de Planaltina ganham centro de convivência renovado

Nenhum comentário:

Postar um comentário