By Do R7
Apesar de toda a fumaça, não há fogo na superfície do lixão da Estrutural. O incêndio é subterrâneo
Reprodução/TV Record Brasília
Um incêndio no lixão da Estrutural, região do Distrito Federal, já dura quatro dias e queimou cerca de dez mil metros quadrados – o equivalente a um campo de futebol. Os catadores que trabalham por lá dizem que estão sofrendo com a fumaça e a situação precária de segurança.
O catador Reinaldo Rodrigues disse que nunca chegou a usar equipamento de segurança.
— Eu só fico desse jeito mesmo [aponta para a roupa comum].
As irregularidades foram constatadas pelo procurador Valdir Pereira da Silva, do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, que visitou o local e, agora, promete notificar o SLU (Serviço de Limpeza Urbana) e cobrar uma solução para os trabalhadores do local.
A representante do SLU Jaira Puppin, que acompanhou a visita, reconheceu que o governo não oferece os equipamentos de segurança aos catadores, que se organizam em cooperativas e trabalham de forma autônoma.
— O Governo Distrital, em parceria com o Governo Federal, está preparando as condições para transferir esses catadores em espaços dignos de trabalho. Por enquanto, eles estão em um espaço onde não foi permitida a entrada e, se alguém disser que eles não podem mais entrar, até eu vou ser contra porque é o único trabalho que eles têm.
A solução, segundo ela, deve vir com a conclusão do aterro sanitário em Samambaia, região do Distrito Federal. A obra foi retomada, mas deve levar dois anos para ficar pronta.
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Apesar de toda a fumaça, não há fogo na superfície do lixão da Estrutural. O incêndio é subterrâneo e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, pode alcançar mais de 30 metros de profundidade. Não há risco de explosão.
Jatos d’água e de espuma ajudam a manter a situação sob controle. Mas a expectativa é que o incêndio termine em dois dias, quando os mais de 800 caminhões de terra sejam despejados no local para interromper a entrada de oxigênio no subsolo do lixão.
Via:: R7
Incêndio no lixão da Estrutural já dura quatro dias e oferece risco para catadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário