sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Termina fase de depoimentos dos PMs acusados de assassinatos no ‘Massacre da Estrutural’

By Do R7






Tribunal julga o caso de PMs acusados pelo assassinato de moradores da Estrutural (DF), em 1998
Divulgação



Oito dos nove policiais militares acusados por um homicídio simples, dois qualificados, uma tentativa de homicídio e lesão corporal grave na Invasão da Estrutural, em 1998, prestaram depoimento no julgamento do ‘Massacre da Estrutural’, até as 22h30 desta quinta-feira (27), no Tribunal do Júri do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios).



No total, o juiz-presidente da sessão ouviu 23 testemunhas ao longo dos três primeiros dias do júri. Além dos depoimentos, foram apresentados aos jurados vídeos com algumas imagens do confronto e áudio de conversas gravadas, mediante autorização judicial, durante as investigações do caso.



Na manhã desta sexta-feira (28), desde as 9h40, começou a fase de debates entre a acusação e a defesa. O promotor do MPDFT (Ministério Público do DF e Territórios) iniciou com a primeira alegação. Cada defensor terá uma hora para defesa, com direito a réplica e tréplica. Por conta disso, o TJDFT trabalha com a possibilidade de que o julgamento se estenda até a madrugada.



Leia mais notícias no R7 DF



17 anos após chacina conhecida como ‘Massacre da Estrutural’, único sobrevivente vive sob ameaça no DF



Originalmente, 12 policiais militares eram acusados pelas mortes na tentativa de desocupação da Estrutural. No entanto, um deles morreu, outro foi absolvido anteriormente e, a pedido da defesa, houve desmembramento do processo de Marcio Serra Freixo, e seu julgamento ocorrerá no dia 9/9.



Dos nove acusados restantes, apenas oito compareceram ao tribunal. O policial militar que faltou será julgado à revelia.



Entenda o caso



Em agosto de 1998, a Operação Tornado da Polícia Militar na Invasão da Estrutural terminou com a morte de Milton de Sá, Luciano Pires Aquino e Regina Célia Nascimento, que estava grávida de 4 meses. Roberto dos Reis, conhecido como ‘Azulão’, chegou a ser considerado morto pela PM na época, mas segundo os filhos, ele apenas fingiu ter falecido após ser baleado no maxilar, e depois procurou atendimento no Hospital de Base de Brasília.



O ataque aos moradores seria uma retaliação após a morte do PM Rubens Gomes de Faria, aos 32 anos, durante outra operação na Estrutural, dias antes da Operação Tornado. As tentativas de desocupação da área eram frequentes e acabavam em conflito entre a polícia e os moradores.



Ao todo, nove policiais militares aposentados são réus no julgamento, acusados por um homicídio simples, dois qualificados e uma tentativa de homicídio qualificada e lesão corporal grave: Antônio da Costa Veloso, Carlos Chagas de Alencar, Cássio Marinho, Eduardo Araújo de Oliveira, Francisco Alves de Lima, Rodrigo Moreira de Souza, Luiz Henrique Fonseca Teixeira, Vangelista Pereira de Souza e Volney Rodrigues da Silva.



Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


Via:: R7



Termina fase de depoimentos dos PMs acusados de assassinatos no ‘Massacre da Estrutural’

Nenhum comentário:

Postar um comentário