By Do R7, com Agência Brasília
Crianças se divertem com robô durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Tony Winston/Agência Brasília
A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada até domingo (27), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, área central de Brasília. Desde segunda-feira (19), é possível conhecer várias curiosidades em exposições e oficinas do evento que neste ano tem como tema Luz, Ciência e Vida.
Uma mostra do Ministério da Educação, da qual participam alunos de institutos federais, apresenta carrinhos com controle remoto que conseguem identificar obstáculos e desviar deles. Outra invenção que chama a atenção do público é o robô humanoide, também controlado remotamente. Para o estudante de engenharia elétrica do Instituto Federal da Paraíba Matheus Delfino, de 21 anos, estar em Brasília participando da semana é muito enriquecedor.
— Além de conhecer outros grupos e pessoas, dá para trocar experiência, principalmente no mundo da tecnologia. Já vi muita coisa legal.
Até domingo, serão mais de 900 atividades. Outros lugares, como o Museu da República e o Planetário de Brasília, também sediam o evento. Cento e cinquenta e três instituições públicas e privadas apresentam projetos e experimentos. É o caso, por exemplo, da Polícia Federal, que levou diversos equipamentos de perícia, entre eles, um simulador de realidade virtual.
Cinema em 360º conta história da relação do homem com a luz em evento no Parque da Cidade
Por meio de uma espécie de óculos, uma pessoa consegue enxergar a cena de crime como se a estivesse observando.
— O perito criminal se baseia nos vestígios materiais e não nos testemunhos das pessoas. Nós lemos a cena e identificamos o que ocorreu pelas marcas que foram deixadas, esclarece o perito criminal Marcelo Ribeiro.
O simulador foi desenvolvido especialmente para a semana, mas outros objetos usados pela corporação no cotidiano podem ser vistos no estande: um robô antibomba — impede que os agentes cheguem perto de alguma ameaça de bomba — e um drone — veículo aéreo não tripulado para sobrevoar áreas ambientais e verificar desmatamentos e incêndios.
— É um panorama das técnicas que utilizamos em algumas cenas, como a luz forense para identificar vestígios biológicos, como o sangue.
Em 2015, a semana foi organizada por quatro secretarias de Brasília: de Relações Institucionais e Sociais, de Educação, de Turismo e de Ciência e Tecnologia (pastas envolvidas na reestruturação da administração direta do DF). Os recursos financeiros são exclusivamente do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ônibus com viagens gratuitas saem da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Em sistema circular, quatro veículos rodam das 8 às 18 horas. O ponto de embarque no terminal é em frente ao posto do DFTrans.
Serviço
12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
De 19 a 25 de outubro de 2015 (de segunda-feira até domingo)
Das 8h30 às 18 horas durante a semana (na quarta-feira, as atividades ocorrerão até as 21 horas), e das 9 às 18 horas no fim de semana
No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e em outros pontos da capital
Entrada franca
Via:: R7
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia oferece mais de 900 atividades até domingo
Nenhum comentário:
Postar um comentário