By Do R7, com TV Record Brasília
Fotógrafo foi diagnosticado com o tumor após passar mal, há três meses
Reprodução/TV Record Brasília
em conseguir tratamento na rede pública de Saúde do Distrito Federal, a família de um paciente diagnosticado com tumor no cérebro resolveu fazer uma vaquinha por meio do Facebook. O objetivo é levantar R$ 21 mil para pagar despesas para que o fotógrafo Francisco Carvalho faça radioterapia em um hospital particular.
O fotógrafo foi diagnosticado com o tumor após passar mal, há três meses, quando perdeu o movimento das pernas e dos braços. Francisco já passou por uma cirurgia, que só foi realizada após uma ordem da Justiça.
Pacientes com câncer enfrentam dificuldade no tratamento no DF
A mulher do paciente, Elizoneide Carvalho, diz temer a demora no tratamento de Francisco.
— O médico falou que esse tumor é muito perigoso e que um mês faz muita diferença. A cada dia que passa, ele está mais debilitado. É a vida dele que está em jogo.
O fotógrafo pede ajuda para conseguir o tratamento e já perdeu o progresso que tinha conseguido quando voltou a caminhar.
— Antes, eu tava começando a caminhar, agora eu dependo de tudo. Tudo o que eu quero é viver.
O tratamento de radioterapia deveria ter começado há dois meses, quando ele passou pela cirurgia.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, cerca de cinco mil pacientes com câncer são atendidos por ano na rede pública de saúde do DF. Deste total, 60% são encaminhados para a radioterapia.
Apenas dois hospitais públicos do DF, de Base e o Universitário, têm equipamentos adequados para o tratamento. ão apenas três máquinas. Por isso, 660 pessoas estão na fila de Sespera para iniciar as sessões, segundo a secretaria.
O secretário de Saúde, Flávio Gondim, reconhece o problema e diz que já negocia o credenciamento de hospitais particulares pra ajudar na demanda da rede. Ele afirma que os turnos de trabalho no Hospital Universitário de Brasília serão aumentados para desafogar o atendimento.
Via:: R7
Família de paciente com câncer no cérebro faz vaquinha para levantar R$ 21 mil

Nenhum comentário:
Postar um comentário