sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Melhorias no Setor Comercial Sul são visíveis para frequentadores

Melhorias no Setor Comercial Sul são visíveis para frequentadores



Em 19 dias da operação Centro Legal, região recebeu calçadas novas, pintura nos meios-fios e, com a retirada de ambulantes, espaço livre para caminhar




Meios-fios pintados, calçadas novas, iluminação trocada e camelôs retirados dos espaços entre as marquises dos prédios e de passagens para pedestres são algumas mudanças facilmente percebidas por quem passa pelo Setor Comercial Sul desde o início do ano. O cenário é resultado da operação Centro Legal, promovida pelo governo de Brasília desde 11 de janeiro.


O administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, destaca que o trabalho é permanente e visa a uma reformulação completa do setor. “Estamos trabalhando em diversas situações que precisam de mudanças e elas já estão ocorrendo.” Encarregado de serviços gerais, Luiz Carlos Pires, de 38 anos, é um dos trabalhadores que passa todos os dias ali. Nesta sexta-feira (29), ele circulou pelo local e analisou positivamente as intervenções. “Temos mais espaço para caminhar, sem esbarrar nos ambulantes, e dá para perceber que o setor está mais limpo nessas últimas semanas.”


A iniciativa reúne 12 órgãos com o objetivo de revitalizar a região. Além de recursos humanos do Estado, conta com o apoio da mão de obra de 35 detentos do sistema penitenciário do Distrito Federal que integram o programa Mãos Dadas pela Cidadania, da Secretaria de Justiça e Cidadania. Eles limparam bocas de lobo, recuperaram jardins, plantaram grama, consertaram calçadas, colocaram pedras portuguesas (mosaicos usados em pisos) e retiraram lixo da Galeria dos Estados.


Para discutir novas destinações do espaço público, como a realização de apresentações artísticas e de feiras de artesanato, Executivo e setor produtivo do Distrito Federal têm se reunido, conta o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle. “Queremos também fortalecer o comércio local, com bares e encontros de foodtrucks”, adianta o titular da pasta. “Buscamos, ainda, uma solução para transformar os ambulantes que ali estavam em microempreendedores individuais e para colocá-los em um lugar definitivo, na legalidade”, completa o secretário.


Apreensões
De 11 de janeiro até essa quinta-feira (28), os servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) já expediram 35 autos de apreensão de mercadorias de ambulantes que insistiam em praticar o comércio informal na região. Foram apreendidos aproximadamente 500 produtos que eram vendidos irregularmente. A maior parte dos comerciantes que trabalhava no Setor Comercial Sul deixou o espaço e se cadastrou na administração regional. Até o momento, 1.904 agentes públicos, em 428 veículos oficiais, atuaram nos 19 dias da operação.


Rodoviária
Os esforços do governo para regularizar o comércio no centro de Brasília prosseguem na Rodoviária do Plano Piloto. Policiais militares e fiscais da Agefis estão diariamente no terminal para impedir que ambulantes voltem a ocupá-lo. As ações começaram em 4 de dezembro do ano passado e se intensificaram durante o período de festas de fim de ano na chamada operação Natal Legal.


Leia também:


Operação Centro Legal completa cinco dias no Setor Comercial Sul


Operação Centro Legal coíbe comércio irregular no Setor Comercial Sul


Veja a galeria de fotos:



Via:: df.gov.br



Melhorias no Setor Comercial Sul são visíveis para frequentadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário