quarta-feira, 27 de maio de 2015

Audiência pública discutirá participação de artistas cristãos nos eventos do DF

By José Eduardo

Distritais querem a democratização dos eventos culturais para todos os seguimentos.


Nesta quinta-feira (28) será realizada pela Câmara Legislativa uma Audiência Pública para discutir a participação dos artistas do segmento cristão/gospel, nas programações culturais do Distrito Federal. A ação foi organizada pelos deputados Delmasso (PTN), Bispo Renato Andrade (PR) e Júlio César (PRB).


No Distrito Federal, cerca de 88% da população se declara de alguma religião, segundo dados do IBGE. Desses, 26% são evangélicos. É com esta base que os distritais defendem a democratização do acesso dos recursos vinculados ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para todos os seguimentos. “Hoje temos apenas algumas festividades que contemplam a comunidade cristã, mesmo assim, a maioria abrange apenas parte do seguimento. O Estado não é laico? Então não podemos fazer distinções e beneficiar apenas alguns seguimentos, ou apenas partes deles, mas atender a todos de forma igual. É importante que todos tenham condições de mostrar o seu trabalho para a sociedade”, destacou Delmasso.


Já para o deputado Júlio César, a música gospel está em ascensão e precisa de reconhecimento, e a inclusão da cultura gospel no calendário cultural do DF vai dar oportunidade para que mais uma parte da população seja beneficiada. “Ao incluir os artistas cristãos nas programações culturais estamos reconhecendo o potencial desse segmento como manifestação cultural. Além disso, cristãos e evangélicos terão a oportunidade de ouvirem suas opções musicais durante os eventos no Distrito Federal”, explicou.


Um Projeto de Lei em tramitação, do deputado Bispo Renato, vai de encontro com o tema a ser debatido na audiência. Pela proposição, 15% dos recursos do FAC será destinado a artistas cristãos. O Bispo é um dos autores da audiência e defensor da cultura cristã e, para ele, a solenidade será importante para entender a opinião de cada um. “Nós como evangélicos temos nossa cultura própria. O que queremos debater é que todos tenham direito à sua participação nos eventos. Estamos chamando todos os seguimentos para discutirmos todos juntos, para que todos possam apresentar suas ideias, e disso vamos juntar e fazer o melhor para a cidade”, conclui.


Via:: Visão Nacional



Audiência pública discutirá participação de artistas cristãos nos eventos do DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário