quinta-feira, 28 de maio de 2015

Auditores do Tribunal de Contas do DF recolherão 300 amostras de asfalto para avaliar qualidade

By Do R7






Na próxima quarta-feira (3), o corpo técnico estará no Eixo Monumental
Reprodução/TV Record Brasília



O corpo técnico do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) vai a campo novamente nos próximos dias para colher mais amostras da pavimentação nas vias urbanas do DF. A ação integra a Inspeção autorizada sobre o Programa Asfalto Novo, que avalia a regularidade e a qualidade dos serviços de pavimentação recentemente executados no DF.



Até meados de junho, serão retiradas aproximadamente 300 amostras no Plano Piloto, o que permitirá a elaboração de um relatório completo sobre a etapa 1 do programa.



Na próxima quarta-feira (3), o corpo técnico estará no Eixo Monumental. Os auditores do TCDF também vão remover pequenas amostras da capa asfáltica da L2 Norte, L3 Norte e vias da Universidade de Brasília. O Tribunal vai avaliar se a pavimentação está de acordo com as normas técnicas e com o projeto das obras rodoviárias previsto no Programa Asfalto Novo.



Desta vez, a fiscalização conta com a colaboração do DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem), que cedeu equipamentos e o laboratório para a realização dos testes. Serão analisados, por exemplo, a composição da massa asfáltica, os índices de compactação do asfalto; a espessura e a densidade das camadas; o nivelamento da pista; e a qualidade do material aplicado.



Leia mais notícias do R7 DF



Caminhão laboratório avalia a qualidade do asfalto nas vias do DF



Tribunal de Contas pede explicações ao governo do DF sobre falhas em asfalto



No dia 09 de abril de 2015, foram retiradas 14 amostras da L2 Norte. O projeto da obra de recapeamento na via previa uma camada de asfalto de cinco centímetros. No trecho fiscalizado, foram retiradas amostras com espessuras bem menores que a prevista. Mas a quantidade ainda é pequena para que haja resultados conclusivos, por isso, o TCDF vai retirar mais 300 amostras só no Plano Piloto. Depois de concluir a fiscalização na Asa Norte, os auditores seguem para a Asa Sul.



Programa Asfalto Novo



As licitações lançadas em 2013 para recuperar as pistas do DF tiveram o valor inicial estimado em R$ 457.869.430,87. O Programa Asfalto Novo, etapas 1 e 2, engloba todas as Regiões Administrativas do DF.



— O Tribunal vai avaliar tanto a questão técnica, quanto econômica para que a população do Distrito Federal tenha acesso a um asfalto de qualidade, durável, e com preço justo — afirmou o presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheiro Renato Rainha.



A intenção do presidente do tribunal é adquirir um laboratório para que o TCDF possa atuar no momento em que a obra estiver sendo realizada para evitar possíveis prejuízos.


Via:: R7



Auditores do Tribunal de Contas do DF recolherão 300 amostras de asfalto para avaliar qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário