sábado, 2 de maio de 2015

Em Ceilândia, serralheiro expõe arte que vem da rua

Em Ceilândia, serralheiro expõe arte que vem da rua



Criações serão exibidas em mostra promovida pela administração regional, de 4 a 8 de maio




Nos fundos da casa onde mora, no Sol Nascente, em Ceilândia, o serralheiro Francisco Feitosa, de 40 anos, transforma em arte materiais como pregos e correntes de bicicleta. Autodidata, o artista desenvolve esse tipo de trabalho nas horas vagas, há cerca de 20 anos. A matéria-prima vem da rua, e as habilidades da profissão, exercida desde 1990, também ajudam na criação. Segundo o maranhense, em Brasília desde 1998, a inspiração surge, em grande parte, das lembranças que guarda do Nordeste.


De 4 a 8 de maio, 13 obras dele poderão ser vistas na 1ª exposição Reciclando Ideias. Entre as esculturas e peças de decoração estará o Mulato, busto com 1,65 metro de altura feito com tampa de tambor industrial e sucata de portão. A mostra ocorrerá na Administração Regional de Ceilândia — promotora do evento — e estará aberta ao público das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.


A maior peça já criada por Feitosa, a escultura de uma moto, tem 1,8 metro de comprimento. Obras desse tipo de veículo, em tamanhos menores, também integram a exibição. São peças nas quais foi empregado o maior número de materiais diferentes. Partes de guarda-chuvas, por exemplo, deram forma aos raios das rodas.


Meio ambiente
Para o serralheiro artista, o trabalho que realiza contribui com o meio ambiente, “tanto na parte de limpeza, quanto na de utilizar materiais recicláveis”, diz. A criação mais recente, iniciada há cerca de duas semanas, é um busto produzido apenas com pregos. Até o momento, foram utilizados mais de 300.


“Ele vai mostrar como muitos produtos que estavam indo para o lixo podem voltar como obras de arte”, destaca o administrador regional de Ceilândia, Vilson José, ao falar sobre Feitosa.


1ª Exposição Reciclando Ideias
De 4 a 8 de maio de 2015
Das 8 às 18 horas
Administração Regional de Ceilândia — QNM 13, Área Especial, Ceilândia Sul
Entrada gratuita
Informações: 3471-9834


Veja a galeria de fotos:



Via:: df.gov.br



Em Ceilândia, serralheiro expõe arte que vem da rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário