segunda-feira, 11 de maio de 2015

Governo do DF é condenado a pagar R$ 5 mil a fotógrafo agredido durante manifestação

By Do R7






Manifestantes e policiais entraram em confronto
Agência Brasil / Fabio Rodrigues Pozzebom



O GDF (Governo do Distrito Federal) foi condenado a pagar uma indenização a um repórter fotográfico agredido por policiais durante uma manifestação no Dia 7 de Setembro de 2013. A decisão da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais levou em conta o excesso policial em relação à imprensa que cobria o evento.



O fotógrafo fazia a cobertura dos protestos realizados entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e a Esplanada dos Ministérios durante o feriado da Independência. Ele alegou que foi hostilizado por agentes do Batalhão de Policiamento com Cães e por policiais do Batalhão de Choque.



Leia mais notícias do R7 DF



Protestos e confrontos marcam Dia da Independência



Relembre as manifestações que mobilizaram multidões em Brasília nos últimos meses



Ele afirmou que as agressões continuaram mesmo depois de ele ter se identificado como jornalista. Segundo ele, foram usados cassetetes, balas de borracha, gás de pimenta e lacrimogênio durante a ação. O GDF alegou que parte dos profissionais de imprensa não estava identificada adequadamente e sustentou que os jornalistas usavam lenços e máscaras nos rostos, o que dificultou a ação policial.



O juizado confirmou que muitos profissionais não estavam identificados adequadamente, mas que diante de imagens e depoimentos, o repórter fotográfico usava crachá e estava bastante perto dos policiais. Ainda na sentença, o juiz lembra que o uso de cães e as lesões provocadas pelas balas de borracha são suficientes para configurar violação aos direitos de personalidade do fotógrafo.



O Governo do Distrito Federal ainda apura a decisão e não se posicionou sobre o caso. Relembre como foram os protestos no dia da Independência em 2013.


Via:: R7



Governo do DF é condenado a pagar R$ 5 mil a fotógrafo agredido durante manifestação

Nenhum comentário:

Postar um comentário