By Do R7, com TV Record Brasília
Das doze caixas necessárias, ela tem três
Reprodução / TV Record Brasília
Uma jovem de Brasília (DF) briga pelo cumprimento de uma ordem judicial que obriga o Governo do Distrito Federal a pagar R$ 200 mil necessários para o tratamento contra um câncer no pescoço. Ane Caroline Queiroz, de 20 anos, abandonou o trabalho e a faculdade ainda no primeiro semestre.
O tratamento foi indicado por médicos da Secretaria de Saúde. Para o início dele, ela precisa completar 50% do tratamento à base do remédio brentuximab. Das doze caixas necessárias, ela já tem três doadas por amigos.
Na decisão, o juiz que concedeu o direito à medicação afirma que saúde é um direito de todos e dever do Estado. Caso a ordem não seja cumprida, o GDF pode ter as contas bloqueadas e o Secretário de Saúde multado e preso.
Mesmo com decisão da Justiça, criança com síndrome rara continua sem remédio no DF
A jovem, que luta há três anos contra a doença, lembra a necessidade do tratamento para voltar à rotina.
— Minha vida era muito ativa. Comecei a trabalhar desde cedo. Tinha acabado de começar a faculdade e tranquei. Eu fico parada, não sei para onde ir. Eu preciso dessa medicação para eu poder fazer esse transplante de medula.
Ane Caroline mostra a necessidade da quimioterapia em questão.
— Eu sinto tudo, mas o que é importante, o caroço, não some. Os que eu já tomei não fizeram efeito. Essa quimioterapia combate o linfoma. Ela que é a principal.
A Secretaria de Saúde informou que o medicamento de Caroline não faz parte da lista de distribuição obrigatória do SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, informaram que as ampolas necessárias para o tratamento já chegaram.
Via:: R7
Governo do DF pode ter contas bloqueadas caso não pague tratamento de R$ 200 mil a jovem com câncer

Nenhum comentário:
Postar um comentário