quinta-feira, 21 de maio de 2015

Homem morre no Distrito Federal após contrair febre amarela 

By Myrcia Hessen, do R7






secretaria de saude df
Divulgação



A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta quinta-feira (21) a morte de um homem que contraiu febre amarela. O paciente estava internado em um hospital particular do DF e morreu na última terça-feira (19), vítima da doença.



Esse foi o segundo caso de morte por febre amarela diagnosticado no Distrito Federal. Contudo, a secretaria garante que, em nenhum dos dois casos, a doença não foi contraída no DF.



A transmissão da febre amarela ocorre pela picada de mosquito silvestre (em florestas) e pelo mosquito Aedes aegypti infectado – o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya. O período de incubação varia de 3 a 6 dias. A vacinação contra a febre amarela está disponível em todos os centros e postos de saúde do Distrito Federal.



Leia mais notícias no R7 DF



A vacina faz parte do Calendário Nacional, sendo oferecida na rede pública de Saúde. Deve ser administrada aos nove meses de idade, com um reforço aos quatro anos, e para adultos, a aplicação ocorre em dose única e tem nível de proteção próximo a 100%. O período recomendado é de 10 em 10 anos.



A pessoa que nunca recebeu a vacina contra a doença e vai viajar para as áreas de risco deve ser vacinado com, pelo menos, 10 dias de antecedência.



sintomas



Os sintomas aparecem de três a seis dias depois da picada. São semelhantes aos de uma gripe. O vírus se espalha pelo corpo, causando febre, amarelão na pele e nos olhos, dores de cabeça e no corpo e calafrios. Pode atacar o fígado e os rins e o portador passa a ter crises de vômitos e diarreia. Com o agravamento, pode haver diminuição ou ausência de urina, sangramentos e confusão mental.


Via:: R7



Homem morre no Distrito Federal após contrair febre amarela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário