By Do R7
Foto tirada pela família mostra o braço da idosa de 90 anos após alta
R7
Na mesma semana em que um bebê teve os pés queimados enquanto estava internado em um hospital do DF, a idosa Maria de Lourdes Almeida Barata de Matos Correia, de 90 anos, voltou para casa após três dias internada no Hospital Santa Helena, um dos maiores hospitais particulares da capital federal, com grandes queimaduras no braço.
A família só percebeu os ferimentos quando tirou as roupas de Maria, que pela sua condição de saúde foi transportada em uma maca na ambulância do serviço de home care do plano de saúde do qual é associada. A paciente sofre do mal de Alzheimer, não se locomove sozinha e é alimentada por meio de sonda. Após detectar as queimaduras e sem retorno do hospital, a família de Maria registrou boletim de ocorrência por maus tratos contra a idosa.
O ferimento no braço foi relatado por um enfermeiro que a transportou do hospital para a casa de sua família. A paciente havia sido internada devido a uma crise de gastrite. Além da queimadura, de acordo com a família, a idosa foi enviada para casa com cabelos molhados, o que também causou estranheza. O genro da paciente, Gutemberg de Souza, registrou um boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.
O caso foi registrado também na ouvidoria do hospital, por meio de telefone e email. A família recebeu uma resposta de que o assunto seria encaminhado para o gestor responsável pelo setor de UTI. Já a empresa Amil, que contrata o serviço de home care que transportou a idosa, emitiu um parecer que informava que ela foi retirada do hospital com os ferimentos.
Outro lado
O Hospital Santa Helena respondeu aos questionamentos da reportagem do R7 por meio de nota assinada pela assessoria de imprensa: ‘O Hospital foi informado sobre a alegada lesão de pele, após a alta da paciente. Todavia, no decorrer de sua internação não houve qualquer registro ou evidência sobre a existência de lesão cutânea’.

A família não entende como a paciente foi queimada no hospital
R7
Via:: R7
Após bebê, idosa de 90 anos sofre queimaduras em hospital do DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário