quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Governo dá sinal verde para trabalhador demitido usar FGTS como garantia para empréstimo com juros baixos

By Do R7, com Estadão Conteúdo






Dilma comandou o Conselhão após pausa desde julho de 2014
Fabio Rodrigues Pozzebom/28.01.2016/Agência Brasil



Depois de um ano e meio suspenso, o CNDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) — o “Conselhão” — voltou a se reunir nesta quinta-feira (28) com a presença de 92 empresários, banqueiros e outros membros da sociedade civil.



A principal proposta discutida partiu do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que defendeu a expansão do crédito. Pelos seus cálculos, elas têm potencial de elevar a oferta de crédito em R$ 83 bilhõessendo R$ 17 bilhões para o uso do FGTS como garantia para o crédito consignado.



A modalidade, porém, está sujeita à aprovação do Congresso Nacional e só valeria para trabalhadores do setor privado demitidos sem justa causa.



Segundo o BC (Banco Central), as taxas de juros do crédito pessoal consignado vão de 1,75% ao mês (23,15% ao ano) a 6,88% ao mês (122,16% ao ano) em balanço com 48 instituições financeiras.



Barbosa também defendeu a criação de um limite legal para o crescimento do gasto público e o estabelecimento de uma margem fiscal para acomodar flutuações de receita, uma espécie de banda para a meta fiscal.



Leia mais notícias de Brasil e Política



Pouco antes de Barbosa falar, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, abriu a reunião e disse que os encontros — serão quatro ao longo de 2016 — não têm o objetivo de substituir o Congresso Nacional, “aquele que tem legitimidade e legalidade” de ser fiscal do governo.



— Não substituímos aquele que tem legitimidade e legalidade de fiscalizar o governo, que é o Congresso Nacional, mas democracias mais modernas e maduras são assim.



Primeiro executivo a falar, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, frisou a necessidade de um compromisso com metas de inflação e fiscais, além do câmbio, para a retomada do crescimento no País.



— A base constituída por câmbio, fiscal e controle da inflação está solidificada.



Para ele, “é preciso acabar com a crença de que é possível, de forma permanente, dirigir um carro que avança na noite com os faróis voltados à ré. É preciso avançar”.



Outros empresários e representantes da indústria pediram a despolitização de temas econômicos e sugeriram medidas para desburocratização, como formas de avançar no caminho do desenvolvimento.



O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, defendeu que é preciso “bom senso” e “despolitização” dos temas “para avançar no caminho do desenvolvimento”.



Já a empresária Luiza Trajano, dona da rede varejista Magazine Luiza, sugeriu a volta do programa Simplifique Brasil como forma de reduzir a burocracia.



Sindicalistas



O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, afirmou que “nenhum lado sozinho resolve os problemas do País. Aqui estão os representantes dos setores que podem fazer a mudança”.



Representando a Força Sindical, o ex-presidente Miguel Torres também fez uma fala em que destacou que “juntos com os demais setores empresariais temos debatido propostas para enfrentar a crise”.



Marcio Lopes de Freitas, da OCB, destacou em sua fala a importância das políticas de financiamento e renda, comercial e de tecnologia.



A presidente da UNE, Carina Vitral, também foi uma das que fizeram um discurso no evento e destacou que os jovens foram os mais privilegiados pelas políticas públicas adotadas pelo governo.



Segundo Carina, “é de fundamental importância a continuidade das políticas que valorizam as conquistas sociais”.


Via:: R7



Governo dá sinal verde para trabalhador demitido usar FGTS como garantia para empréstimo com juros baixos

Um comentário:

  1. Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, nós damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos a empresas e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações entre em contato conosco via e-mail (daviesruthfirm@gmail.com)

    ResponderExcluir