quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Detran começa orientação na saída de escolas

Detran começa orientação na saída de escolas



Operação Volta às Aulas continuará na semana que vem em Águas Claras e na Asa Norte




BRASÍLIA (29/1/2015) — O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou esta manhã mais uma Operação Volta às Aulas. Por solicitação da própria escola, na Asa Sul, seis funcionários e seis colaboradores que cumprem medida educativa tiraram uma parte do dia para orientar e esclarecer dúvidas de pais e alunos.


“As escolas podem solicitar as ações educativas do Detran, mas grande parte das instituições que visitamos é mapeada pelo próprio órgão, de acordo com a gravidade das infrações mais cometidas em cada local”, explicou a chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito do Detran, Karen Lúcia Oliveira.


Em frente à escola visitada hoje, por exemplo, a principal infração cometida pelos motoristas é retornar por cima da faixa de pedestre. Uma infração gravíssima, que tem multa de R$ 191,54 e causa bastante transtorno, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas. “Fica uma bagunça e é perigoso. Mas sempre que o Detran vem, os condutores passam um tempo respeitando mais a faixa”, destacou a coordenadora pedagógica do colégio, Edileusa Ferreira, que já solicita ações do Detran em todo o início de ano letivo há três edições.


A ação
Quem parava para ouvir as orientação do Detran ganhava uma sacolinha com fôlderes educativos e brindes, como bloquinho de papel, lápis e jogo da memória. Pai de três filhos, o servidor público Carlos Pinto aprovou a iniciativa: “Eu acho muito importante, na condição de pai, muito mais do que falar o que é certo, mostrar o que é certo, porque atitude é tudo”.


Na semana que vem, outras duas escolas receberão as atividades da Operação Volta às Aulas: uma na Asa Norte e outra em Águas Claras.


Medida educativa
O analista de sistemas Thiago Soares foi pego dirigindo sob o efeito de álcool em outubro do ano passado. Por ser réu primário, como parte da pena, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que ele participasse de ações educativas do Detran, como forma também de se reeducar.


Das 32 horas previstas da pena, ele cumpriu 16. O resultado, segundo Thiago, foi mudança radical dos hábitos no trânsito. “Eu me tornei um cidadão mais consciente”, resumiu. “Nesse processo, eu acabo sendo o mais beneficiado, porque hoje tenho a consciência que beber e dirigir colocam a minha vida em risco e a vida de outras pessoas em risco.”


Para chamar o Detran
Envie e-mail para nucet@gmail.com, descrevendo alguns problemas do local



Via:: df.gov.br



Detran começa orientação na saída de escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário