Agentes e bombeiros percorrerão regiões administrativas neste sábado para fazer inspeção e orientação em residências
Cerca de 550 estudantes de até 12 anos da rede pública do Núcleo Bandeirante, da Candangolândia e do Park Way receberam orientações do Corpo de Bombeiros Militar do DF para intensificar o combate à dengue e à chikungunya. A atividade foi feita nesta sexta-feira (24), no Parque Bandeirante.
De acordo com o órgão, a ação educativa teve como objetivo motivar as crianças a serem fiscais mirins na prevenção às doenças. Diversas atividades foram realizadas, como apresentações teatrais e brincadeiras, além de palestras de primeiros socorros, manuseio de extintores e de botijões de gás e prevenção de acidentes domésticos.
Neste sábado, quatro regiões administrativas receberão a presença de equipes especializadas. Em Planaltina, no Setor Habitacional Arapoanga, os técnicos da Vigilância Ambiental farão inspeção e orientação em residências. Nas casas, haverá ações com larvicida e, nas ruas, aspersão de inseticida.
Em Sobradinho II e em Candangolândia, agentes e cerca de cem bombeiros reforçarão as atividades. Já em Taguatinga, a prevenção será realizada às 8 horas com moradores da QNL 21.
No Núcleo Bandeirante, a Escola Classe nº 4, em parceria com a administração regional, realizará caminhada de conscientização. O evento terá início às 8 horas, e o ponto de partida e de chegada será a unidade de ensino, na Segunda Avenida.
Capacitação
Na próxima terça-feira (28), das 13 horas às 17 horas, no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do DF, a Secretaria de Saúde promoverá capacitação para diagnóstico e manejo de dengue grave, direcionada a médicos e enfermeiros.
A formação visa treinar os profissionais para reconhecimento e atendimento dos casos graves a fim de que eles possam atuar como referência nas regionais de saúde, tornando a identificação dessas ocorrências mais precisa. Assim, haverá chance de reduzir complicações e óbitos causados pela doença.
Os interessados precisam encaminhar até o dia 27 ficha de inscrição com nome, matrícula e unidade de saúde em que trabalha para o e-mail capacita.endemiasdf@gmail.com. Cada regional de saúde deve encaminhar, no mínimo, dois médicos e dois enfermeiros para o treinamento.
Focos e combate
A eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue é a arma mais eficaz para combater a proliferação da doença. Moradores de 22 regiões administrativas precisam redobrar cuidados, amparados por ações governamentais.
Das 31 regiões, nove delas apresentaram índice satisfatório; 20, de alerta; e duas, de risco. Recanto das Emas, Vila Planalto, Sobradinho, Park Way, Gama e Candangolândia registram maior número de quadras residenciais com focos do mosquito.
Sobre as ações realizadas em carros, conhecidas como fumacê, Ailton Domicio, técnico da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, da Secretaria de Saúde, lembra que esse trabalho não é prejudicial à população, já que são jogadas no ar micropartículas do produto.
Ele explica que a orientação é “abrir portas e janelas [quando o veículo passar], para que o inseticida possa penetrar. Esse método espalha microgotículas de inseticida, que ficam suspensas no ar e, com o auxílio do vento, ajudam a matar os mosquitos”.
Leia também
Governo e moradores intensificam ações de combate à dengue
DF em estado de alerta, mesmo com redução de 37% dos casos de dengue em 2015
Como agir em caso de suspeita de dengue
Via:: df.gov.br
Ações contra a dengue motivam estudantes e moradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário