quarta-feira, 22 de abril de 2015

Anúncios de venda de monografias estão espalhados pelas ruas de Brasília

By Do R7, com TV Record Brasília






É possível encontrar os anúncios por diversos pontos da cidade
Reprodução / TV Record Brasília



Anúncios de monografias estão espalhados por Brasília (DF). Eles, que geralmente ficam próximos à faculdades, prometem a produção e entrega dos materiais responsáveis pela aprovação final em cursos superiores.



Duas estudantes de jornalismo denunciaram a prática à TV Record Brasília. Regina Arruda diz que é comum encontrar os anúncios.



— Pegamos na internet vendedores de monografia daqui de Brasília. A gente tinha esse interesse em descobrir se realmente era crime. É uma coisa muito comum a gente ver em outdoors, placas e até no chão.



Em uma ligação feita para descobrir mais sobre o esquema, o anunciante garante que não há perigo de descoberta da prática.



— [Você] Tem que fazer nada, não. A gente usa o Farejador (ferramenta utilizada para descobrir plágios) em cada prévia que é elaborada. A gente manda até a análise.



Segundo o homem, uma monografia de 40 páginas para dois meses de entrega custa R$ 1.750.



A outra denunciante, Jade Abreu, se diz chocada com a complexidade do esquema.



— Em algumas dessas ligações, eles falavam ‘a gente tem uma equipe. Pode deixar que a gente faz’. Do direito à publicidade e a vários cursos, tem alguém especializado que faz aquilo e entrega perfeitamente. Aquilo chocou a gente bastante. Até porque mostra como está espalhada essa prática.



Leia mais notícia do R7 DF



Faculdade é condenada a indenizar estudante por emitir diploma inválido



Segundo o professor Luiz Cláudio Ferreira, dependendo da vontade do docente orientador, a prática pode ser facilmente descoberta.



— É fundamental que o professor orientador fique muito ligado no que foi conversado durante as orientações. É fundamental observar se o texto está indo para um caminho que ele não conversou anteriormente.



Os trabalhos acadêmicos feito por outra pessoa podem ser interpretados como falsidade ideológica. Quem vende e quem compra podem ser denunciados e podem sofrer pena de até cinco anos de prisão.



Ferreira lembra que as instituições tem papel fundamental para coibir a prática.



— Quando a gente constata um plágio, o aluno é reprovado e ele pode ser denunciado por falsidade ideológica. É fundamental que os professores e instituições fiquem cada vez mais ligadas na possibilidade desse trabalho ser denunciado, já que é uma fraude.



Confira a matéria:



Via:: R7



Anúncios de venda de monografias estão espalhados pelas ruas de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário