sábado, 4 de abril de 2015

Grafiteiros transformam complexo cultural de Ceilândia

Grafiteiros transformam complexo cultural de Ceilândia



Ação faz parte das comemorações dos 44 anos da região administrativa




Tinta, spray, inspiração e muita força de vontade deram as mãos neste sábado (4) e transformaram dois prédios, quase abandonados, em obra de arte. As paredes externas do Centro Cultural e Desportivo e a Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, em Ceilândia, foram as telas usadas por cerca de 30 grafiteiros voluntários que, até o fim desta tarde, eternizarão os traços em um dos mais importantes monumentos culturais da região administrativa. Essa é mais uma ação em comemoração ao aniversário de 44 anos de Ceilândia.


Os espaços passam pela primeira revitalização desde que foram inaugurados, em dezembro de 1993. A ação começou na terça-feira (31/3). Os telhados estragados foram arrumados; a caixa de água, limpa; houve roçagem e poda de árvore; e troca de mobiliários, fruto de doação. A previsão de término da restauração é até o fim deste mês. De acordo com o administrador de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, foram investidos cerca de R$ 8 mil na ação. “A comunidade foi peça fundamental. Sem eles, essa obra não seria possível.”


O coordenador dos grafiteiros, Rivanilson da Silva Alves — mais conhecido como Riva —, 45 anos, afirmou que o centro é uma referência para Ceilândia. “Escolhemos o tema cultura para os artistas trabalharem de forma mais livre”.


Desde as 13 h, apresentações de dança, música e oficinas de grafite com artistas da cidade dão continuidade à programação de aniversário deste sábado.


Biblioteca
A biblioteca, com um acervo de 70 mil livros, ficou três anos abandonada. “Até 2011, recebíamos 800 usuários por dia. Entre 2012 e 2014, tivemos um período de apagão. Não recebemos mais ajuda”, ressaltou Jaqueline Afonso Corrêa, servidora da Secretaria de Educação que coordena o trabalho na biblioteca. Segundo ela, quando o local foi reaberto no último dia 25, cerca de 250 pessoas voltaram a utilizar o espaço diariamente. A parte superior do prédio será reaberto, na segunda-feira (6), com 36 cabines para estudo individualizado disponíveis.


A brinquedoteca e a sala de informática também voltarão a funcionar, segundo o administrador. “Vamos instalar ainda nesta semana 15 computadores novos que estavam guardados na administração”. Em breve o projeto Aulões para Concurseiros será reativado graças a uma parceria com unidades educacionais, onde professores são convidados a ensinar matérias básicas de concursos para a comunidade.


Leandro dos Santos Souza, 27 anos, é um dos moradores que voltaram a frequentar o local. Formado em Segurança da Informação, ele vai à biblioteca todos os dias estudar para disputar uma das vagas de agente penitenciário em concurso marcado para daqui a duas semanas. “Tirei até um mês de férias do meu trabalho para me dedicar aos livros. Aqui é muito bom e será ainda melhor quando reabrirem as salas com cabines individuais.”


Centro Cultural
O prédio do Centro Cultural e Desportivo também foi alvo de mudanças. Aulas de karatê e de teatro estão prestes a começar e a administração tem projetos em andamento para trazer mais atividades para o local. A iniciativa de revitalização do complexo é da Administração Regional de Ceilândia, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Companhia Energética de Brasília (CEB), além do apoio de voluntários, como grafiteiros, estudantes e demais moradores da região.


Flash Back
Para quem é fã das músicas que marcaram os anos 80, o grupo “Amigos do 40″ promove, neste domingo (5), um Flash Back no estacionamento da EQNM 17/19, na Ceilândia Sul. A entrada é um quilo de alimento não perecível.


Confira a programação cultural deste sábado:


13 h — Quadrilha Mala Véia Rui de Carvalho
14 h — Geração Roots
16 h — D’Montier
16h30 — Mano P
17 h — H-Fai/Mano PX
17h30 — D’Preza Hip Hop
18 h — MC Qualhada e Banda Zap
18h30 — Markinho do Tropa
19 h — DJ Jamaika
19h30 — Liberdade Condicional
20 h — PR 15
20h30 — Trimáfia


Veja a galeria de fotos:



Via:: df.gov.br



Grafiteiros transformam complexo cultural de Ceilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário