By Do R7
Um detento mostra à reportagem as condições de confinamento que vive com outros presos em cela em Planaltina (GO)
Reprodução/TV Record
Alunos da Escola Municipal Professor Francisco Alan, em Planaltina (GO), não tiveram aulas nesta quarta-feira (1º) porque a diretoria do colégio teme uma rebelião dos presos confinados na Delegacia ao lado. As aulas só serão retomadas na segunda-feira (5) em razão do feriado da Páscoa.
Segundo mostrou reportagem da TV Record, a superlotação do local irrita os presos que fazem muito barulho como forma de protesto. É comum professores da escola terem de interromper as aulas para solicitar aos agentes que peçam aos detidos que façam silêncio. O medo de uma rebelião que resulte na fuga deles é motivo de tensão permanente na instituição de ensino vizinha à delegacia.
A reportagem também mostrou as condições dos detentos. Eles estão amontoados em celas onde deveriam caber apenas seis mas que concentra 18 presos. Segundo os relatos, além da sujeira, ratos e baratas, eles são obrigados a fazer um revezamento para dormir.
A delegacia deveria ser um local de transição e de acomodação de presos por períodos curtos até eles serem transferidos para unidades prisionais de longa duração de permanência. Mas não é o que acontece. Há casos de detentos que estão há três meses provisoriamente no local.
Segundo o delegado Cristomário Medeiros, não há solução no curto prazo. Ainda que admita a precaridade na detenção dos presos, ele disse que é melhor que eles fiquem presos nessas condições do que soltos.
Veja matéria:
Via:: R7
Medo de rebelião de presos faz escola fechar em Planaltina

Nenhum comentário:
Postar um comentário