Exigências constam de norma técnica do Corpo de Bombeiros Militar destinada a equipamentos portáteis e sobre rodas
Todos os postos de combustível de Brasília devem ter um extintor de incêndio em cada bomba de abastecimento. A obrigação anterior era somente que, nesses locais, houvesse um equipamento a cada 15 metros. Além disso, foi definida uma altura máxima de 20 centímetros do solo para os suportes. Antes, a exigência era de uma distância mínima de 10 centímetros. “Eles não podem ficar diretamente no chão. É necessário instalá-los nas paredes ou em suportes de piso”, esclarece o diretor de Vistorias do Corpo de Bombeiros Militar do DF, tenente-coronel Vicente Tomaz de Aquino Júnior.
Essas mudanças constam de norma técnica publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. Além dos postos de abastecimento, o texto estabelece a obrigatoriedade de haver extintores sobre rodas nos seguintes locais: depósitos de botijão de gás com capacidade superior a 6.240 quilos ou 480 botijões; depósitos de líquidos inflamáveis e combustíveis com capacidade superior a 5 mil litros; depósitos e indústrias de explosivos e fogos de artifício; helipontos e heliportos; hangares; e subestações elétricas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a norma foi publicada para facilitar a fiscalização, já que os donos dos estabelecimentos e a corporação utilizavam como base quatro diferentes regras — uma do DF e três da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — sobre instalação de extintores de incêndio portáteis ou sobre rodas, em locais considerados de risco. “Reunimos tudo em uma só legislação para favorecer o entendimento de todo mundo”, afirma o tenente-coronel.
Não há uma data limite para os locais se adequarem. Os bombeiros continuarão com visitas regulares para informar e dar prazo, caso a caso, para o cumprimento da norma técnica. Quem não se adaptar poderá sofrer penalidades como multas, embargos e até interdição do local.
Carros
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou para 1º de julho o prazo para todos os veículos circularem com extintores do tipo ABC. Os novos equipamentos são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. Segundo o Denatran, o pó especial é capaz de combater princípios de fogo em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados, além de ter validade de cinco anos. A penalidade para quem não atender à determinação é de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127.
Mais informações:
Diretoria de Vistorias do Corpo de Bombeiros Militar do DF
Taguatinga Shopping, Torre A, 4º andar
(61) 3901-2889
Veja a galeria de fotos:
Via:: df.gov.br
Novas regras para instalação de extintores de incêndio em locais de risco

Nenhum comentário:
Postar um comentário