quinta-feira, 28 de maio de 2015

Pré-natal qualificado é o melhor recurso para evitar a mortalidade materna

Pré-natal qualificado é o melhor recurso para evitar a mortalidade materna



Com 106 óbitos entre 2009 e 2013, Brasília está abaixo da média nacional, mas ainda distante do aceitável pela OMS




Realizar um correto acompanhamento pré-natal é a melhor maneira de diminuir a quantidade de mortes maternas. A análise foi feita pela Secretaria de Saúde, na manhã desta quinta-feira (28), durante a divulgação do estudo Mortalidade Materna no Distrito Federal, elaborado com dados de 2009 a 2013. Na entrevista coletiva, a pasta informou que o DF registrou 106 óbitos no período e que, no último ano pesquisado, foi registrada uma leve alta no número de mortes em relação aos anos anteriores.


Apesar da elevação nos casos, com 53,9 registros a cada 100 mil nascidos vivos, Brasília está abaixo da média nacional, de 58,1, mas ainda distante do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de até 20 óbitos. Em todo o País, nenhum estado se aproxima desse número. Santa Catarina, com 28,1, tem o melhor índice entre as 28 unidades da Federação.


Em 2011, a Secretaria de Saúde aderiu à Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres, entre outros serviços, o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez. “As pacientes fazem ao menos sete consultas pré-natais, e essas abordagens estão mais qualificadas”, destacou a chefe de gabinete Mônica Jassanã.


Aguarde mais informações.



Via:: df.gov.br



Pré-natal qualificado é o melhor recurso para evitar a mortalidade materna

Nenhum comentário:

Postar um comentário