sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dirceu articulou com ministros peruanos no âmbito da Lava Jato

By Lumi Zúnica, especial para R7






José Dirceu participou de reuniões no Peru, indica apuração da PF
Hedeson Alves/31.08.2015/EFE



A lobista Zaida Sisson, funcionária de José Dirceu e encarregada de desenvolver negócios entre construtoras brasileiras e o governo peruano por meio da JD Consultoria, empresa do ex ministro Dirceu, articulou reuniões entre empreiteiras e ministros peruanos. Zaida também armou encontros com os presidentes Alan Garcia e Ollanta Humala, atual presidente do Peru.



Sisson também manteve reuniões com uma integrante do Conselho Diretivo do “Organismo Supervisor de Contratações do Estado – OSCE”, Rocío Calderon Vinatea, advogada que em 2010 recebeu US$ 10 mil dólares da Construtora OAS, cujo presidente, José Aldemário Pinheiro, o Leo Pinheiro, também figura na lista de visitas do palácio. Pinheiro foi condenado no Brasil a 16 anos de prisão.



Mas a proximidade de Calderón com as construtoras era ainda mais estreita já que, na época, mantinha uma relação afetiva com Marcos de Moura Wanderley, ex-executivo da empresa Galvão Engenharia e ex-representante legal da Camargo Correa.



Leia mais notícias de Brasil e Política



Sisson também articulou reuniões entre representantes das construtoras e o ministro Adolfo de Córdoba, como ela mesma informa em documento enviado a Galvão Engenharia, e com o presidente regional de Tumbes, estado ao norte do Perú, Wilmer Dios Benítez, para obter informações sobre o Projeto Binacional Puyango-Tumbes, para irrigação de mais de 40 mil hectares de cultivos no Peru e Equador.



José Dirceu visita ministros



Em novembro de 2009, José Dirceu se reuniu com o ex-chefe de gabinete do segundo governo de Alan Garcia, ministro Javier Velásquez Quesquén para dialogar sobre assuntos relacionados à integração Peru-Brasil.



A chegada de Dirceu aconteceu quatro anos após a revelação do escândalo do ‘mensalão’ e ele já não fazia parte do governo Lula, portanto não poderia falar em nome do presidente ou do governo.



A articuladora do encontro foi Zaida Sisson que também esteve presente à reunião, onde Dirceu disse a Velásquez Quesquén que o presidente Lula tem especial interesse no Peru por ser a saída preferencial do Brasil ao oceano Pacífico.



Velásquez perguntou a Dirceu se Lula chegaria ao Peru nos próximos dias, mas quem responde é Zaida Sisson, que interrompe e afirma que sim. Depois Velásquez disse que conversaria com Lula sobre a Petrobras.



Ao final da reunião Velásquez Quesquén apresenta Dirceu aos ex-ministros Óscar Ugarte (Saúde) e Nidia Vílchez (Moradia, Construção e Saneamento).



Mas, segundo Milton Pascowitch, delator da Operação Java Jato no Brasil, o encontro já fazia parte dos serviços da JD Consultoria para Galvão Engenharia.



E que “José Dirceu, Gerson Almada e José Antonio Sobrinho foram ao Peru e tiveram uma reunião com alguns ministros daquele país, como o ministro das Águas, o de Energia e o presidente da Petro-Peru”, equivalente a Petrobras.



No Peru, não existe o cargo de ministro de águas, porém o encarregado do recurso é o “Ministerio de Vivienda, Construcción y Saneamiento”.



Velásquez admitiu que esteve reunido com Sisson, mas negou ter favorecido as empresas Galvão Engenharia y Engevixen com contratos para obras públicas. No dia anterior o ex-ministro tinha negado conhecer Sisson.



Dirceu esteve, ao todo, 9 vezes no Peru entre 2007 e 2011 e visitou o Palácio de Governo pelo menos uma vez para se reunir com o ex-presidente Alan García.



Também César Gutiérrez, ex-presidente de Petro-Perú entre 2006 e 2008, admitiu ter se reunido com José Dirceu e alguns empresários brasileiros interessados em participar no processo de modernização da “Refinaria de Talara”.


Via:: R7



Dirceu articulou com ministros peruanos no âmbito da Lava Jato

Nenhum comentário:

Postar um comentário