domingo, 25 de janeiro de 2015

Programa de combate à obesidade infantil é lançado no Recanto das Emas

By Do R7






Ao todo, 120 crianças de dois a 12 anos participarão do programa
Reprodução



Depois do sucesso do Probem (Programa Obesidade Embora) para adultos, a Regional de Saúde do Recanto das Emas (DF) lança o mesmo programa para o público infantil. Em três anos de atividade, os pais que participaram da iniciativa pediram a ampliação do trabalho para os filhos. O primeiro grupo começará a funcionar em fevereiro, no Centro de Saúde nº 02 do Recanto das Emas, após a chegada de profissionais.



Ao todo, 120 crianças de dois a 12 anos participarão do programa, divididas em quatro grupos, por faixa etária. Serão seis meses de tratamento e após esse período as crianças serão acompanhadas bimestralmente. Os participantes, escolhidos de acordo com o grau de obesidade e comprometimento de saúde, foram encaminhados pelo médico pediatra que identificou os casos. A equipe conta ainda com nutricionista e enfermeiro.



Natal da Silva, coordenador de Práticas Integrativas em Saúde e Doenças Não Transmissíveis, destacou que o trabalho a ser feito será diferenciado respeitando a faixa etária de cada grupo. Os encontros serão semanais com temas específicos. A nutricionista apresentará situações diárias, que fazem parte do cotidiano das crianças. Além disso, todas terão acompanhamento antropométrico.



— A obesidade é uma doença e contribui para o desenvolvimento de outras comorbidades. O sucesso do programa é devido aos resultados que os próprios pacientes apresentaram e o nível do seu comprometimento. Mas, com criança temos que trabalhar de forma lúdica e com atividades interativas para obtermos resultados. Além disso, alcançaremos os pais para que haja uma mudança de cultura na alimentação.



Leia mais notícias no R7



Com quase 100 kg, criança de dez anos sente dores e tem dificuldade para andar



Bombou na semana: avião que vai virar restaurante e jovem do DF amigo de dançarinas de Beyoncé



As crianças de dois a cinco anos serão atendidas em conjunto com os pais que receberão as orientações sobre cardápio e formação do paladar. De 6 a 8 anos, serão práticas recreativas que envolverão brincadeiras. Já os de oito a dez anos terão atenção voltada para o fator estético e circuitos com atividade física e exercícios funcionais.



O critério de escolha e encaminhamento é feito pelo médico pediatra a crianças com sobrepeso ou obesas. Os pais ou responsáveis que se interessarem pelo programa, poderá procurar sua unidade de Saúde para uma avaliação da criança. De posse do encaminhamento, é só levar na Sala da Criança do C.S nº 02 para que ela possa entrar na lista de espera para a próxima edição.


Via:: R7



Programa de combate à obesidade infantil é lançado no Recanto das Emas

Nenhum comentário:

Postar um comentário