Governo tentará antecipar recursos. Para isso, precisa da aprovação da Câmara Legislativa
BRASÍLIA (20/1/2015) — No mesmo dia em que o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios suspendeu a greve dos médicos e determinou o retorno imediato dos profissionais aos hospitais públicos, o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, e o secretário de Relações Institucionais e Sociais do DF, Marcos Dantas, receberam representantes da categoria no Palácio do Buriti. “Tivemos esta mesma conversa com os professores hoje: vamos encaminhar um projeto de lei à Câmara Legislativa pedindo antecipação de receita orçamentária para pagar os atrasados da saúde e da educação integralmente”, disse Doyle.
A antecipação, que depende de aprovação da Câmara Legislativa, é uma alternativa ao parcelamento dos valores referentes a benefícios salariais devidos aos servidores da saúde e da educação desde 2014. A proposta inicial do governo é pagar os atrasados em seis vezes. “Caso a Câmara aprove, pagaremos tudo de uma só vez em fevereiro”, completou o chefe da Casa Civil. Como os deputados só começam os trabalhos no início de fevereiro, a primeira parcela dos atrasados será paga no fim de janeiro, independentemente do adiantamento.
Cronograma de salários de 2015
O presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, acrescentou uma reivindicação da categoria: pediu que as horas extras do exercício de 2015 sejam pagas integralmente. Ou seja, que não entrem no cronograma anunciado na semana passada pelo governo do Distrito Federal para o pagamento dos servidores. Doyle consultou o secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização, Antônio Paulo Vogel, e disse ser possível essa separação.
Segundo dados da Secretaria de Gestão, 22% dos médicos terão seus vencimentos integrais pagos no quinto dia útil do mês. Outros 13,85% receberão a complementação no dia 15. No dia 24, 56% dos profissionais estarão pagos. O restante receberá a última parcela no último dia útil do mês. “Essa situação é temporária e, assim que tivermos uma folga nas finanças, vamos normalizar os pagamentos”, garantiu Doyle.
Via:: df.gov.br
Representantes de médicos são recebidos no Palácio do Buriti

Nenhum comentário:
Postar um comentário