sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Concluída vistoria na Esplanada contra focos da dengue

Concluída vistoria na Esplanada contra focos da dengue



Equipe do governo de Brasília vasculhou 77 imóveis e encontrou um criadouro na garagem do Ministério da Aeronáutica




Terminou nesta sexta-feira (5), na Esplanada dos Ministérios, a varredura contra possíveis criadouros de larvas do Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue, das febres chikungunya e amarela e do zika vírus. Agentes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde; da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; bombeiros militares e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) inspecionaram 77 imóveis, entre prédios de órgãos federais, anexos e áreas adjacentes (como garagens), e identificaram um foco na garagem do Ministério da Aeronáutica.


A operação começou na segunda-feira (1º). No período, 22 servidores vistoriaram reservatórios e outros depósitos de água, como lajes, calhas, lixeiras, jardins, banheiros desativados, sacos de lixo, folhas e raízes expostas. Também houve entrega de panfletos para pedestres com informações sobre como impedir a proliferação do mosquito.


Criadouros
Desde que o governo de Brasília iniciou o trabalho conjunto contra o Aedes aegypti, em 14 de dezembro, já foram identificados e retirados 16.138 criadouros do mosquito em todas as regiões administrativas. As equipes também visitaram 285.249 residências no Distrito Federal — cerca de 30,65% do total. Além das inspeções, os grupos recolheram 30 mil toneladas de lixo, que poderiam acumular água.


Em Brazlândia, região administrativa que apresenta o maior número de casos de dengue em relação às demais, identificaram-se 385 imóveis com foco, entre os 13.626 que passaram por inspeção. Nesta semana, as equipes deram início ao segundo ciclo de varreduras contra focos do inseto.


Média nacional
O número de vistorias segue a média nacional, segundo a qual um terço dos imóveis brasileiros já foram inspecionados. Brasília ocupa a 14ª posição se comparada às outras unidades da Federação com maior quantidade de construções vistoriadas. O objetivo do governo federal, de acordo com o Ministério da Saúde, é que 100% das edificações — comerciais, industriais prédios públicos e residenciais — sejam inspecionados.


Parceria
Além das ações conjuntas promovidas em Brasília para reduzir casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o governo busca parceria com Goiás. Representantes das Secretarias de Saúde do Executivo local e do estado goiano reuniram-se nessa quinta-feira (4) para planejar operações contra criadouros do mosquito no entorno do Distrito Federal. De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Tiago Coelho, a ideia é que haja união e troca de conhecimento para enfrentar o vetor.


As equipes da força-tarefa são formadas por agentes de dez órgãos: Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Casa Civil, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Corpo de Bombeiros Militar, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Polícia Militar, Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Secretaria de Saúde, Serviço de Limpeza Urbana e Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O trabalho conta, ainda, com o apoio nacional das Forças Armadas.


Fumacê no carnaval
A Secretaria de Saúde passará com fumacê (carro com equipamento que pulveriza inseticida contra o Aedes aegypti) em diversas regiões administrativas durante o carnaval. Na segunda-feira (8), será a vez do Guará II, de São Sebastião, de Ceilândia e dos condomínios residenciais de Sobradinho, das 4 às 6 horas e das 18 às 21 horas. Na terça-feira (9), nos mesmos horários, a equipe vai à Estrutural, a São Sebastião, a Ceilândia e à Fercal. Na Quarta-Feira de Cinzas (10), a ação ocorrerá em Brazlândia e no Jardim Botânico.


Leia também:


SLU faz limpeza reforçada na Esplanada dos Ministérios


Combate à dengue em Brazlândia é intensificado


População junta-se ao governo no combate ao Aedes aegypti



Via:: df.gov.br



Concluída vistoria na Esplanada contra focos da dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário