segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Delcídio passa o dia em flat se preparando para voltar ao Senado

By Mariana Londres, do R7, em Brasília, com Rede Record e Agência Senado






Senador se prepara para enfrentar volta
Alessandro Dantas/Agência Senado



O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) passa esta segunda-feira (22) em seu flat em Brasília se preparando para voltar ao Senado. A expectativa é que Delcídio volte nesta terça –feira (23) ao trabalho. Ainda não se sabe se ele irá à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), da qual é presidente, se ele irá discursar na tribuna do Senado e se dará uma coletiva de imprensa.



De acordo com assessores, toda a estratégia da volta ao Senado está sendo preparada nesta segunda. O flat onde Delcídio mora em Brasília é o mesmo local onde ele teve a conversa com Bernardo Cerveró gravada e onde foi preso em função da gravação.



A volta do senador ao Congresso Nacional irá acontecer após ele ter ficado quase três meses preso em Brasília (86 dias), acusado de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.



Solto na sexta-feira (19), o senador cumpre prisão domiciliar e pode sair para trabalhar.



Oficialmente o primeiro compromisso do senador seria na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), que se reúne às 10h e da qual Delcídio é o presidente. A reunião é deliberativa e o presidente em exercício, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), cancelou a eleição do novo presidente.



Leia mais notícias de Brasil no Portal R7



R7 Play: assista à Record onde e quando quiser



A comissão se encontra diante de um impasse regimental. Delcídio, que ainda cumpre prisão, agora domiciliar, está impossibilitado de exercer o cargo. Ele pode ser substituído na comissão por um suplente, enquanto a presidência é exercida interinamente pelo vice, Raimundo Lira (PMDB-PB).



Ao mesmo tempo, pela divisão proporcional da bancada, a presidência deve ser exercida por um senador do PT, o que impede Lira de seguir à frente da comissão. Como Delcídio foi eleito para o cargo, ele teria de se afastar voluntariamente e o PT deve pressionar o senador nesse sentido.



Na manhã desta segunda, a bancada do PT no Senado havia decidido que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) seria a substituta de Delcídio na presidência da CAE.



Na tribuna ou a jornalistas, a fala do senador é esperada com expectativa pelos colegas. Durante o fim de semana, o senador disse a interlocutores, que não fará acordo de delação premiada com o Ministério Público e nem será pautado pelo ‘revanchismo’. Ele destacou que só pretende se defender na Justiça e no Conselho de Ética do Senado.


Via:: R7



Delcídio passa o dia em flat se preparando para voltar ao Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário