Luiz Felipe Lampreia morreu nesta terça
Paulo Giandalia/28.07.2010/Estadão Conteúdo
Luiz Felipe Lampreia, de 74 anos, que foi ministro das Relações Exteriores de janeiro de 1995 a janeiro de 2001, morreu nesta terça-feira (2) no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul do Rio).
O hospital não foi autorizado pela família a informar detalhes sobre a morte, mas, em redes sociais, amigos contaram que Lampreia sofreu uma parada cardíaca de manhã e foi encaminhado para o setor de emergência do hospital, mas não resistiu.
Há cerca de um mês, Lampreia tinha recebido alta do Hospital Samaritano, onde se tratava de um tumor no pulmão.
Leia mais notícias de Brasil e Política
Sociólogo e diplomata, Lampreia ingressou no Instituto Rio Branco em 1962, mesmo ano em que concluiu o curso de Sociologia na PUC do Rio de Janeiro.
Além de ministro, ele desempenhou também as funções de secretário-geral do Itamaraty, subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, representante permanente do Brasil junto a organismos internacionais em Genebra, embaixador em Lisboa e em Paramaribo (capital do Suriname) e porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.
O Itamaraty publicou uma nota na tarde desta terça lamentando a morte do ex-ministro.
Leia a nota na íntegra:
“Nota de pesar sobre o falecimento do Embaixador Luiz Felipe Lampreia
É com imenso pesar que o Ministério das Relações Exteriores registra o falecimento, no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro, do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, que foi Ministro das Relações Exteriores de 1995 a 2001.
O Embaixador Lampreia serviu durante mais de três décadas ao Brasil. Ingressou no Instituto Rio Branco em 1962 e, além de Ministro das Relações Exteriores, foi Secretário-Geral do Itamaraty, Subsecretário de Assuntos Políticos Bilaterais, Representante Permanente do Brasil junto a Organismos Internacionais em Genebra, Embaixador em Lisboa e em Paramaribo e Porta-Voz do Ministério. Teve destacada atuação no tratamento de temas financeiros, econômicos e comerciais e registrou em diversas obras a sua importante experiência como diplomata brasileiro. Deixa entre os funcionários do Itamaraty um exemplo de hábil negociador, sempre em defesa do interesse público e do Brasil, e a lembrança de um colega respeitado e querido.
Os funcionários do Ministério que, no Brasil e no exterior, sempre admiraram as qualidades pessoais e profissionais do Embaixador Luiz Felipe Lampreia, unem-se no sentimento de perda e dor pela partida prematura do ex-Chefe, colega e amigo, e transmitem aos seus familiares os seus mais sentidos pêsames e a certeza de que a sua memória e o seu o exemplo continuarão presentes no Itamaraty, guiando-os no serviço ao País, a que o Embaixador Lampreia tanto se dedicou.”
Via:: R7
Morre ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia

Nenhum comentário:
Postar um comentário