By Do R7
Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasiliense de futebol os estádios Abadião, em Ceilândia (DF); Serejão, em Taguatinga (DF); e Augustinho Lima, em Sobradinho (DF), receberão jogos sem a presença da torcida. A deliberação foi resultado de reunião coordenada pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público do DF e Territórios, com a presença de representantes da Defesa Civil, da PMDF (Polícia Militar do DF), do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do DF) e da FBFDF (Federação Brasiliense de Futebol do DF).
A decisão foi motivada pela desconformidade dos estádios do Distrito Federal com as normas de segurança. Faltam equipamentos contra incêndio e pânico, além de dependências apropriadas para triagem de detidos em caso de tumultos envolvendo torcedores. Foi ainda constatado que alambrados de separação das torcidas estão danificados e que há restos de entulhos de obras no local.
Outro problema grave diz respeito à ocorrência de mais de três jogos nos mesmos dias e horários, o que impossibilita a destinação de efetivos da PMDF para garantir a segurança durante os jogos.
O procurador distrital dos Direitos do Cidadão substituto, Antônio Ezequiel de Araújo Neto, ressaltou que o campeonato não pode ocorrer sem garantias de total segurança aos torcedores, principalmente nas questões de proteção contra incêndios, tumultos e plena acessibilidade.
As irregularidades apontadas pelos Bombeiros e pela Defesa Civil deverão ser sanadas a partir da terceira rodada do Campeonato. A Federação também deverá adequar o calendário dos jogos na forma indicada pelo Comando-Geral da PMDF.
Estiveram presentes na reunião o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Antônio Ezequiel de Araújo Neto; o diretor de vistorias do CBMDF, Reginaldo Ferreira de Lima; o chefe do núcleo de eventos da Secretaria de Segurança, André Amarante; o oficial de operações do Batalhão de Choque, Capitão Vieira; o diretor de operações da Vigilância Sanitária, Major Lopes; o presidente e o secretário geral da Federação Brasiliense de Futebol, Jozafá Dantas e Helvécio Ferreira.
Via:: R7
Sem segurança, três estádios do DF não receberão torcidas no Campeonato Brasiliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário