terça-feira, 31 de março de 2015

Falta insulina no sistema de saúde do Distrito Federal

By Do R7, com TV Record Brasília






O remédio é caro e muitos não tem condições de comprar
Reprodução / TV Record Brasília



Pacientes denunciam a falta de insulina nos postos de atendimento da rede pública de saúde do Distrito Federal. O remédio, que é essencial para o controle da diabetes, está em falta pela segunda vez só em 2015.



Diabética desde criança, a jornalista Sílvia Monteiro relata que o problema é antigo e que a justificativa é que o momento era de transição do governo.



— A gente ficou quase dois meses sem insulina no início do ano. Agora que o novo governo entrou, pensávamos que ia dar uma melhorada. Quando foi no início do mês, eu fui pega de surpresa mais uma vez. Não tem o medicamento.



Sílvia, que está desempregada, não consegue pagar o remédio, pois ele é caro. A saída foi pedir insulina emprestada, inclusive por redes sociais.



— Como eu conheço muita gente que tem o problema, eu consegui dois frascos emprestados, mas que duraram só uma semana.



Leia mais notícias do R7 DF



A esposa do comerciante André Carvalho também passa pela mesma necessidade. Ele foi ao centro de saúde em Taguatinga buscar mais um tipo de insulina para ela. Ele conta que já estão dando um jeito dela não ficar sem medicação



— Ela tem diminuído a quantidade que toma diariamente para que não falte até o fim do mês. A gente não sabe quando pode vir essa nova remessa de remédio.



Mesmo com decisão judicial, criança com síndrome rara continua sem remédio no DF



Uma equipe da TV Record Brasília foi ao centro de saúde confirmar a falta de insulina. Sem saber que estava sendo gravada, uma funcionária afirmou que o remédio está em falta.



— Quem entrega as insulinas somos nós, só que está em falta e sem previsão [de chegada].



Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que a insulina especial para pacientes com diabetes tipo 1 é a única que está em falta na rede. Disse ainda que o processo de compra já está em andamento, mas não deixou claro quando os remédios estarão disponíveis.



Veja reportagem:



Via:: R7



Falta insulina no sistema de saúde do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário