quinta-feira, 30 de julho de 2015

Servidores da saúde pública trabalham sem aparelho que mede níveis de radiação no DF

By Do R7






Aparelhos que medem níveis de radiação foram retirados das unidades da rede pública de saúde no DF
Divulgação



O Sintar-DF (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Distrito Federal) denuncia que cerca de 2 mil servidores da rede pública de Saúde trabalham sem aparelhos que medem os níveis de radiação aos quais são expostos durante exames com raio-X. Os dosímetros foram retirados de hospitais e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) na semana passada, depois que se encerrou o contrato da empresa fornecedora com o governo.



Uma portaria de 1998 do Ministério da Saúde obriga os técnicos em radiologia a sempre utilizar o dosímetro durante a jornada de trabalho nas áreas controladas, e determina que os aparelhos sejam trocados mensalmente. O servidor Adriano Levay, que trabalha na UPA de São Sebastião, diz que está com medo dos efeitos que a exposição desmedida pode ter na própria saúde no futuro.



— Estamos entre a cruz e a espada, porque a sociedade vai fazer exame, e a gente fica com receio de tomar dose excessiva e não ser monitorada, como fica nossa situação? A radiação não te dá um efeito imediato. Ela pode, daqui a 4 ou 5 anos, te dar efeito genético, de câncer, de mutação.



Leia mais notícias no R7 DF



Paciente do DF espera até três anos para uma consulta com especialistas na rede pública de Saúde, diz TCDF



O vice-presidente do Sintar-DF, Ubiratan Gonçalves, afirma que o sindicato recebeu várias denúncias dos técnicos em radiologia durante o período sem os aparelhos, e diz que o órgão vai acionar o MPDFT (Ministério Público do DF e Territórios) sobre o caso.



— Nesse período sem dosímetro, profissionais não estão sendo monitorados. Informamos ao MP da situação da falta dos dosímetros, e que os profissionais estavam sendo expostos. Se levarmos ao pé da letra, pode ser feito até ocorrência policial nessa situação.



Em nota, a Secretaria de Saúde do DF confirma que o antigo contrato com a empresa dos dosímetros foi finalizado. No momento, tramita na pasta um novo processo de aquisição do serviço, há em fase final. Ainda segundo a secretaria, os profissionais da radiologia devem receber os novos equipamentos assim que o processo seja finalizado e a empresa entregue os novos dispositivos.



Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


Via:: R7



Servidores da saúde pública trabalham sem aparelho que mede níveis de radiação no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário