Secretariado do governo Rollemberg será conhecido nesta segunda
Alessandro Dantas
O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, vai anunciar a composição do secretariado de seu governo nesta segunda-feira (15). A expectativa é de que os nomes sejam divulgados em entrevista coletiva para jornalistas a partir das 14h30.
Rollemberg já deixou claro que o número de secretarias será reduzido em sua gestão. Cortar cargos comissionados e acabar com secretarias é uma das ações do governador eleito para reduzir as despesas e controlar as contas públicas.
Isso porque, a equipe de transição de Rollemberg informou, neste sábado (13), que o rombo no orçamento do DF é de R$ 3,8 bilhões. A estimativa é de que R$ 600 milhões sejam herdados em dívidas de contratos feitos pelo atual governador, Agnelo Queiroz.
O atual governo mantém 38 secretarias. Segundo Rollemberg, reduzir a estrutura das administrações regionais e acabar com algumas secretarias é essencial.
— Diante deste cenário em que temos que ampliar a receita e reduzir a despesa, vamos montar nossa estratégia. Algumas áreas que podemos adiantar que significarão cortes nos gastos, mas que não serão suficientes, é a redução no número de cargos comissionados de livre provimento e redução no número de secretarias.
No entanto, a Câmara Legislativa aprovou um projeto no início de novembro que obriga o governo a enviar à Casa todo projeto de criação ou extinção de cargos e órgãos públicos. Na prática, isso impede que Rollemberg reduza o número de secretarias, por exemplo, sem o aval dos deputados distritais.
Mas, o governador eleito conta com uma decisão judicial que pode invalidar o projeto aprovado. Segundo ele, o Ministério Público entrou com uma ação de inconstitucionalidade e, por enquanto, está trabalhando com um posicionamento que o favoreça.
Nova equipe
Os nomes anunciados por Rollemberg nesta segunda devem ser os responsáveis por definir, junto com o governador eleito, a estratégia de ação dos primeiros quatro meses da nova gestão. O principal objetivo é colocar as contas públicas em ordem e evitar a paralisação de serviços essenciais.
De acordo com o governador eleito, a partir desta semana a nova equipe vai começar a se reunir para definir os próximos passos.
— Já existem alguns caminhos, vamos aprofundar com equipe econômica e com o secretariado, definir as estratégias e ações para os próximos 120 dias.
Via:: R7
Rollemberg anuncia nomes de secretários de governo nesta segunda-feira

Nenhum comentário:
Postar um comentário