By Do R7, com TV Record Brasília
Obras deveriam começar em junho de 2014
Reprodução / TV Record Brasília
A reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília ainda não saiu do papel. A obra do maior conjunto arquitetônico feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer deveria ter começado em fevereiro de 2014.
Enquanto isso, tapumes, fiações e lixeiras quebradas estão expostas pelo local. Também são encontrados evidências de consumo de drogas.
O teatro foi fechado para reforma depois de uma recomendação do Ministério Público sobre uma vistoria do Corpo de Bombeiros. Na ação, foram encontrados 113 problemas de estrutura e acessibilidade interna.
A obra, que estava orçada em R$ 150 milhões, deveria começar em junho de 2014. A previsão de entrega é até o final de 2015.
Galeria: sem dinheiro, Teatro Nacional aguarda por reforma
O secretário de cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, reconhece o problema, mas defende que ele veio da gestão passada.
— Estamos em um momento de crise no DF e no Brasil. As situações financeira e política não permitem, nesse momento, a gente enxergar como iniciar uma obra que o custo está estimado em R$ 220 milhões.
Ele informa que a secretaria planeja novas possibilidades para a reforma.
— Ver se podemos fazer de uma vez só ou fracionar a obra e tentar ainda nesse primeiro semestre. A nossa intenção é essa. Iniciar um processo de chamamento da sociedade, do governo federal e de possíveis parceiros privados, até para a gente entender como montar uma engenharia financeira.
O secretário lembra que não há previsão de reabertura do espaço.
— Há uma possibilidade que estamos estudando para uma possível abertura da Sala Martins Pena, a menor, enquanto não inicia a reforma, mas isso a gente não pode afirmar. É um estudo que a gente está fazendo.
O problema não afeta apenas o Teatro Nacional. Veja outros espaços culturais da capital que estão fechados.
Via:: R7
Abandonado, Teatro Nacional de Brasília vira espaço de consumo de drogas
Nenhum comentário:
Postar um comentário