By Do R7, com TV Record Brasília
Homem se aproveita do desespero de pacientes e cobra por lugar na fila de hospitais públicos do DF
Reprodução/TV Record Brasília
Pacientes de hospitais do DF denunciam um esquema de venda de lugares na fila das unidades. Homens têm chegado cedo aos hospitais e oferecem, em troca de dinheiro, lugares aos pacientes verdadeiros. A TV Record Brasília conseguiu flagrar um desses “vendedores” em ação. Ele cobrou R$ 35 pelo lugar.
— A gente vai cedinho para pegar os primeiros lugares. Por enquanto, só eu e minha irmã [estamos no esquema], ano que vem a gente vai aumentando as pessoas. A gente vai em qualquer hospital do DF, com certeza.
O homem distribui até um cartão em vários hospitais do Distrito Federal, com nome, telefone e até um e-mail para contratar o serviço. Para ele marcar a consulta, diz que precisa apenas dos documentos pessoais da pessoa interessada. Quando descobre que está sendo filmado, o homem nega fazer qualquer trabalho ilegal.
— A pessoa não pode vir e a gente espera. Às vezes as pessoas idosas não podem vir e, se a pessoa pode pagar, eu cobro um valor [para ficar na fila]. Faço porque tem gente que não pode vir. Eu acho que estou ajudando. Isso não é jogo não, nós estamos trabalhando, não é [desrespeito a quem chega cedo].
Segundo o advogado Mac Kolbe, mesmo sendo uma atitude errada, não é considerada ilegal pela legislação brasileira.
— Infelizmente a conduta praticada por este cidadão não está tipificada como crime pelo nosso código penal, embora a conduta praticada por ele seja absolutamente reprovável sob o ponto de vista social, ético e moral.
Assista ao vídeo:
Via:: R7
Homem cobra R$ 35 por lugar na fila de hospitais públicos do DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário