By Do R7
Cerca de 300 cidades devem receber a chama olímpica
Pedro Ventura/Agência Brasília
Doze mil pessoas vão carregar a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pelo Brasil. Branco e com detalhes coloridos, o símbolo foi apresentado nesta sexta-feira (3) durante cerimônia no auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília. Passará por todas as unidades da Federação antes de chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto, para a cerimônia de abertura da competição.
Brasília receberá a tocha diretamente da cidade de Olímpia, na Grécia, onde, a cada quatro anos, ela é acesa no Templo de Hera — por meio de um espelho que reflete a luz do Sol, o deus Apolo — e parte rumo à cidade-sede da competição. A chegada à capital federal está prevista para maio de 2016, de onde ela sairá Brasil afora.
Cerca de 300 cidades devem receber a chama olímpica. Nesses lugares, cada pessoa a guiará por 200 metros. Em outros 200 municípios, será possível ver o fogo durante a passagem do comboio. Após ser carregada por 12 mil condutores e de cruzar 20 mil quilômetros por terra e dez mil milhas aéreas, o objeto finalmente chegará ao destino final, o Rio de Janeiro.
A relação das 83 cidades já confirmadas para o revezamento está disponível no site da competição, onde também é possível conhecer a peça de acrílico em detalhes, inclusive em um giro de 360 graus.
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Futebol
Os Jogos Olímpicos de 2016 vão ocorrer entre 5 e 21 de agosto e contarão com mais de dez mil atletas de 42 modalidades vindos de 205 países. As partidas de futebol masculino e feminino ocorrerão, além do Rio de Janeiro, em Brasília, Manaus, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.
Além de receber um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, os brasilienses poderão acompanhar a competição no Estádio Nacional Mané Garrincha, que será palco de 12 partidas de futebol.
O Estádio Valmir Campelo Bezerra — conhecido como Bezerrão, no Gama — e o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, no Setor Policial Sul, servirão de treinamento para as equipes.
União dos povos
A cerimônia de apresentação contou com a presença de medalhistas olímpicos — entre os quais a secretária do Esporte e Lazer de Brasília, Leila Barros —, do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e de grande número de políticos.
Além da presidente Dilma Rousseff, prestigiaram o evento os governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Piauí, Wellington Dias, além do prefeito carioca, Eduardo Paes, de ministros de Estado e representantes de patrocinadores dos jogos.
A presidente Dilma ressaltou a importância de o Brasil sediar as primeiras Olimpíadas na América do Sul.
— Vamos fazer, com grande competência e hospitalidade, uma olimpíada histórica, que vai assinalar uma página de paz, prosperidade e entendimento entre os povos do mundo.
O governador Rollemberg disse que é uma grande honra e emoção receber a tocha em Brasília e que os Jogos Olímpicos devem inspirar o Brasil e o mundo a buscar justiça, solidariedade e generosidade.
— Vejo no esporte duas características que me encantam profundamente e que considero fabulosas: a capacidade de unir povos em torno da solidariedade, da paz e da amizade, e a de superar desafios.
Via:: R7
Brasília será a primeira cidade a receber a chama olímpica dos jogos Rio 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário