By Do R7
Segundo o MPDFT, os réus teriam elaborado um esquema para obtenção de empréstimo e repactuação do mesmo junto ao BRB
Agência Brasil
O juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública do DF julgou procedentes os pedidos do Ministério Público e condenou os réus Joaquim Roriz, ex-governador do DF, suas filhas Jaqueline Roriz, Liliane Roriz, Weslliane Roriz, e o neto Rodrigo Roriz, pela prática de ato de improbidade administrativa. A Justiça determinou ainda diversas sanções aos mesmos, cada uma de acordo com a conduta praticada, conforme os termos da sentença.
Dentre as punições, o magistrado determinou que sejam devolvidos os valores adquiridos ilicitamente, devido ao aluguel de apartamentos do Residencial Monet, em Águas Claras; ressarcimento integral do dano referente ao débito da WRJ Engenharia e os imóveis que não foram consolidados, em favor do BRB (Banco de Brasília), em razão da proteção dos terceiros; perda de função pública; suspensão de direitos políticos por até dez anos; pagamento de multa civil no valor de três vezes os valores acrescidos ilicitamente; pagamento de multa civil no valor de 40 vezes a remuneração dos que exerciam cargo público; e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de até dez anos.
O MPDFT ajuizou ação civil para apuração de atos de improbidades cometidos por dez pessoas e três empresas. Segundo o MPDFT, os réus teriam elaborado um esquema para obtenção de empréstimo e repactuação do mesmo junto ao BRB, de forma irregular, mediante recebimento de 12 unidades habitacionais no empreendimento Residencial Monet.
Os réus apresentaram contestação onde argumentaram contra a ocorrência de qualquer ato de improbidade. O magistrado entendeu que o esquema utilizou dinheiro do BRB para gerar vantagem ilícita para os réus: “Da fundamentação exposta, se vê que o réu Joaquim Domingos Roriz recebeu vantagem patrimonial indevida em favor de outrem (suas filhas Jaqueline Maria Roriz, Liliane Maria Roriz, Weslliane Maria Roriz Neuls; seu neto Rodrigo Domingos Roriz Abreu e a empresa familiar JJL Administração e Participação LTDA), bens imóveis pela WRJ Engenharia, empresa que tem interesse direto e indireto que pode ser amparado ou atingido por ação ou omissão decorrente da atribuição de Governador do Distrito Federal e Senador da República, pois mesmo com a derrota de sua candidata Maria Abadia, conseguiu manter indicações no Banco de Brasília”, diz a decisão.
O advogado de defesa da família já informou que entrará com recurso da decisão.
Via:: R7
Ex-governador Roriz, suas três filhas e um neto são condenados por improbidade administrativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário