sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Após assembleia, professores suspendem greve e voltarão às aulas na segunda-feira

By Do R7






professores DF
Divulgação/Sinpro



Os servidores da educação decidiram nesta sexta-feira (27) suspender a paralisação no Distrito Federal. A categoria se reuniu com representantes do governo e fizeram um acordo. Segundo o diretor administrativo do Sinpro (Sindicato dos Professores), Carlos Nascimento, durante a assembleia foi definido um indicativo de greve para o 5º dia útil de abril.



— Em abril nós temos os reajuste do plano de carreira, e outro em setembro. O governo sinaliza que pode não pagar. Então, vamos avaliar se o governo pagou ou não. Mas, nesta segunda-feira [2] já tem aula normal.




O governo comprometeu-se a pagar a segunda parcela das férias ainda nesta sexta-feira; o décimo terceiro dos temporários no dia 20 de março; a terceira parte das férias e a primeira do décimo terceiro dos efetivos em 30 de março; e a segunda parcela do décimo terceiro em 30 de abril, quando serão quitados todos os atrasados de 2014.



Leia mais notícias no R7 DF



Ficou acordado ainda que o GDF vai antecipar a liberação, até 10 de março, de uma parcela do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, no valor R$ 19,7 milhões. O recurso será usado autonomamente pelas escolas, que poderão fazer pequenos reparos e serviços de manutenção.



O governo prometeu aos professores que, caso haja condições financeiras, o pagamento de todos os benefícios atrasados será feito no próximo mês.



— Quitar os débitos em março depende muito do fluxo de caixa. Começaremos a receber o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), estamos fazendo o Refis (Programa de Incentivo à Recuperação Fiscal) e, a partir do dia 18, novos recursos entrarão no caixa do Tesouro. A equipe econômica fará uma avaliação permanente. Se houver possibilidade, a gente vai quitar essa dívida antes, explicou o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas.



Segundo o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, houve um avanço no entendimento entre governo e professores, já que o pagamento seria feito em seis parcelas e, agora, foi reduzida para quatro.



— Ainda vamos antecipar para 20 de março o pagamento de 13º dos professores temporários, que ocorreria posteriormente. Com isso, a gente quita todos os débitos com os temporários em março



O acordo somente será possível se o projeto de lei que permite a utilização de fundos distritais para o pagamento de pessoal for aprovado. O texto foi enviado nesta sexta-feira (27) à Câmara Legislativa e os parlamentares estão reunidos para votar a matéria.


Via:: R7



Após assembleia, professores suspendem greve e voltarão às aulas na segunda-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário