sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Governo do DF pretende fazer novo contrato emergencial para fornecimento de comida em hospitais

By Do R7






Pacientes da rede pública correm risco de ficar sem comida
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr



O GDF (Governo do Distrito Federal) decidiu fazer mais um contrato emergencial para resolver o problema da falta de comida nos hospitais do DF. O anúncio é feito mesmo após a Justiça determinar o prazo de 60 dias para que seja realizada uma licitação que escolherá uma empresa fixa para fornecimento desses alimentos.



Atualmente, os pacientes das unidades de saúde pública do DF e seus acompanhantes estão recebendo comida improvisada e a empresa que fornece os alimentos, Sanoli, diz que só poderá realizar o serviço até a próxima terça-feira (3), quando o estoque de alimentos se esgotará e não será possível repor por falta de repasse de verbas do governo.



Leia mais notícias no R7 DF



A Secretaria de Saúde informou que a empresa não pode deixar de fornecer os alimentos na próxima semana, já que existe um contrato que deve ser cumprido. Caso haja falhas, o procurador da secretaria promete acionar a Justiça.



O novo contrato emergencial que secretaria pretende fazer com a empresa ainda está na fase de análise de orçamento. Segundo a Secretaria de Saúde, o contrato deve ficar pronto só na próxima semana – o que ultrapassaria o prazo estabelecido pela Sanoli. A previsão é que o governo pague aproximadamente R$ 12 milhões por um mês de fornecimento de alimentos.



Sem receber, a empresa já mudou a alimentação dos servidores e de acompanhantes dos hospitais. No lugar de frango, foi servido sopa. De acordo com Fábio Pires, gerente de nutrição da Secretaria de Saúde, a mudança repentina pode representar um perigo para os pacientes.



A Sanoli presta serviço ao Governo do DF há 40 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, o último contrato entre ela e o GDF foi fechado em outubro do anos passado e terminou em janeiro deste ano. A dívida do governo com a empresa chegaria a R$ 20 milhões e não há previsão de quando o valor será pago.


Via:: R7



Governo do DF pretende fazer novo contrato emergencial para fornecimento de comida em hospitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário