sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MEC demite ex-reitor da UnB Timothy Mulholland, afastado após denúncias de corrupção em 2008

By Do R7, com Agência Brasil






Timothy Mulholland se envolveu em escândalo de corrupção na UnB em 2008
Reprodução / TV Record Brasília



O MEC (Ministério da Educação) publicou nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União a demissão do ex-reitor da UnB (Universidade de Brasília) Timothy Martin Mulholland. Em nota, o ministério informou que a medida acolheu posicionamento da CGU (Controladoria Geral da União).



A decisão está em três portarias referentes a três processos administrativos. A pasta considerou Mulloland culpado por valer-se do cargo para proveito pessoal ou de outras pessoas, em detrimento da dignidade da função pública e por improbidade administrativa.



A decisão foi tomada, de acordo com o despacho do ministro da Educação, Cid Gomes, “considerando a natureza e a gravidade das infrações cometidas, os danos que provieram, as circunstâncias agravantes e atenuantes e os antecedentes funcionais dos servidores, bem como os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e que há subsunção das condutas dos servidores aos tipos administrativos”.



Leia mais notícias no R7 DF



Quando os possíveis casos vieram à tona, a reitoria da UnB foi ocupada por estudantes que exigiam a saída do reitor. Mullonland acabou renunciando, mas manteve-se ligado à universidade. Além do processo administrativo, o ex-reitor ainda enfrenta dois processos na Justiça Federal do Distrito Federal. Em outros dois processos, o ex-reitor obteve decisão favorável e as ações foram arquivadas.



Mulholland foi reitor da UnB de novembro de 2005 a abril de 2008. Em 2009, o MEC solicitou a abertura de uma comissão da CGU para apurar possíveis irregularidades neste período. A CGU finalizou a análise em 2014, recomendando a punição dos servidores envolvidos em irregularidades ao firmar convênios com fundações de apoio.


Via:: R7



MEC demite ex-reitor da UnB Timothy Mulholland, afastado após denúncias de corrupção em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário