sábado, 28 de fevereiro de 2015

Polícia do DF apreende 40 armas por semana na capital

By Myrcia Hessen, do R7






Capitão da Polícia Militar do DF diz que, em média, são apreendidas 40 armas por semana
Divulgação/PMDF



Dez anos após o Estatuto do Desarmamento, o número de armas apreendidas pela polícia na capital federal ainda é alto. São, em média, 40 apreensões por semana.


De acordo com a polícia a estatística tem um lado positivo, a de que a corporação trabalha de forma preventiva. No entanto a prevenção não é suficiente para reduzir a presença das armas nos crimes na capital federal. A cada 10 homicídios no Distrito Federal, sete são por arma de fogo. E esse dado se mantém nos últimos cinco anos.



Em 2014,1.559 armas foram apreendidas no DF. No ano anterior, esse número foi de 1.454 armas, o que mostra um aumento de 7,2% nas apreensões. Os dados são baseados em ocorrências policiais e o levantamento foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal a pedido do R7 DF.



Segundo o capitão da Polícia Militar do DF, Miquelo Buenos, o aumento no número de apreensões reflete a ênfase no trabalho repressivo.



— Estamos tendo um grande índice de reincidência. Então, na maioria das vezes a gente já sabe quem são [os bandidos], abordamos muito e acabamos pegando mais armas. Sabemos quem está com arma.



Leia mais notícias no R7 DF



O capitão diz que a maioria das armas apreendidas chegam nas mãos dos criminosos pelo mercado negro.



— Só nesta semana foram 13 armas [apreendidas]. A maioria das armas são revólveres, de fabricação nacional. Eu acredito que essas armas vêm mesmo do mercado negro. Temos constatado um aumento no número de armas. Antigamente era difícil pegar uma pessoa com arma, hoje está comum.



De acordo com a especialista em violência urbana da Faculdade de Comunicação da UnB (Universidade de Brasília) Tânia Montoro, qualquer aumento abaixo de 10% não pode ser considerado. Para ela, o aumento no número de apreensões está “longe de ser também um aumento de eficiência da Polícia do DF”.



— Pelo contrário, [mostra ineficiência], você apreendeu 7,2% a mais, mas quantas entraram ilegalmente? Quantas saíram? Se eles me responderem que nenhuma, ai eu digo que foi [um trabalho] positivo. Grande parte das armas é trazida por imigrantes chineses, por asiáticos, são armas contrabandeadas. Os chineses não invadiram só com eletrônicos, foi também com armas.



O Ministério da Justiça informou que, em 2014, foram entregues 319 armas de fogo no Distrito Federal por conta do Estatuto do Desarmamento. Em todo Brasil, foram entregues voluntariamente 662.147 armas entre 2004 e 2014.



O Estatuto do Desarmamento fez 10 anos no dia 22 de dezembro. Para a especialista, “ninguém deveria ter uma arma em casa”, mas tem posição contrária ao Estatuto do Desarmamento porque foi uma política feita “de cima para baixo”, sem debate com a sociedade.



— Foi desarmamento de quem? Segurança anda armado, outro dia mataram um menino aqui do lado. Eu que sou boazinha sou desarmada, mas o segurança da festa anda armado? Eu vejo como uma situação meio caótica. Conflito no Brasil se chama confronto. Temos que fazer um ajuste para saber quem está andando com arma, realizar teste psicológico. A corregedoria não dá resposta para sociedade, quando a violência é feita por policial não temos resposta para a sociedade.


Via:: R7



Polícia do DF apreende 40 armas por semana na capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário