sábado, 31 de outubro de 2015

Greve de servidores da Saúde diminuiu doações de sangue em 46% no DF

By Do R7, com Agência Brasília






Hemocentro de Brasília pede a ajuda de doadores antes do período de férias no DF
Toninho Tavares/Agência Brasília



Os 22 dias de greve dos servidores da rede pública de saúde no DF afetaram o banco de sangue de Brasília. De 11 a 24 de outubro, o número de doações de sangue à Fundação Hemocentro de Brasília caiu 46%, com média de mil a 1,1 mil pessoas contribuindo semanalmente para os estoques.



Durante a greve, o tempo médio do processo de doação subiu de uma para três horas. Os servidores da Saúde voltaram ao trabalho nesta sexta-feira (30), mas a categoria dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem segue com a paralisação.



Além disso, as condições climáticas mais hostis, com baixa umidade e recorde de calor — em 18 de outubro, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 36,4° —, desmotivaram os doadores, na avaliação do gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, Rodolfo Duarte.



Leia mais notícias no R7 DF



Categorias da saúde voltam ao trabalho após greve



O sangue doado tem validade de 42 dias. A preocupação do médico com a queda é grande porque o fim de ano e as férias se aproximam. Historicamente, nesse período do verão, os atendimentos diminuem de 15% a 20%. Ao mesmo tempo, os acidentes rodoviários, que muitas vezes exigem transfusões urgentes, tendem a aumentar nas férias.



Por isso, Duarte faz um apelo aos brasilienses. Ele explica que a atitude pode salvar várias vidas e chama a atenção para o fato de que pacientes com doenças relacionadas ao sangue, como leucemia, anemia ou talassemia (dificuldade na síntese da hemoglobina), não podem interromper os tratamentos regulares.



— Neste ano, esperamos que a população se sensibilize e atenda ao nosso convite.



De acordo com o médico, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos no Hemocentro, mas aqueles com fator RH negativo, em especial do tipo O, são de extrema importância. O portador de sangue O negativo é o chamado doador universal, ou seja, pode oferecer sangue a receptores dos outros tipos (A, B e AB).



Requisitos para doar sangue:



– Ter de 16 a 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável)



– Pesar mais de 50 quilos



– Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes



– Não fazer uso de substâncias entorpecentes



– Gozar de boa saúde



– No caso de usar medicação regularmente, levar a prescrição (ou o próprio remédio)


Via:: R7



Greve de servidores da Saúde diminuiu doações de sangue em 46% no DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário