terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Após assassinato de atleta, ciclistas cobram mais segurança 

By Do R7 com Agência Brasília







Gabriel Jabur/Agência Brasília



Todos os batalhões de Polícia Militar do Distrito Federal receberão ordem para atuar de maneira ainda mais integrada com os ciclistas de cada região. A decisão saiu de encontro entre o governador Rodrigo Rollemberg, representantes de grupos ciclísticos de Brasília e servidores de secretarias envolvidas com o tema e das forças locais de segurança. A reunião ocorreu no Palácio do Buriti, na manhã desta terça-feira (29), dois dias após o assassinato do atleta José Leonardo Santos Abreu, de 40 anos, no Recanto das Emas.



Rollemberg pediu diretamente ao comandante-geral da PM, coronel Florisvaldo Ferreira Cesar, que repasse a ordem a cada comandante regional.



— A comunidade e a polícia devem manter uma agenda conjunta de atividades e um canal de troca de informações.



O coronel lembrou que em regiões como Ceilândia, Guará e Samambaia essa integração já existe.



— A ideia agora é reforçar essa ordem e orientar os usuários de bike a procurar os batalhões e estreitar os laços.



De acordo com o comandante-geral, os batalhões oferecem canais de comunicação com a comunidade local. O principal deles é o aplicativo para celular WhatsApp.



Os grupos apresentaram cinco propostas ao Executivo local. Eles querem a criação de um batalhão cicloviário da PM, a intensificação do policiamento em áreas de risco, o estabelecimento de política distrital para conscientização de motoristas, a elaboração de lei específica para tipificar roubo de bicicletas e crimes contra ciclistas e a destinação de recursos orçamentários para obras de infraestrutura cicloviária. Uma ideia extra foi a criação de um canal telefônico direto sobre roubos e furtos a ciclistas, o disk-bike.



Leia mais notícias no R7 DF



Ciclista é morto durante assalto no Recanto das Emas


Polícia prende suspeito de matar ciclista durante latrocínio na DF-001



Com impedimento legal para acolher o que se refere a elaboração de leis (Poder Legislativo) e a aplicações jurídicas (Poder Judiciário), Rodrigo Rollemberg pediu para que os secretários e representantes das forças de segurança analisem as propostas e informem se elas são viáveis.



O governador reforçou medidas que precisam ser tomadas pelos ciclistas.



— A colocação de chips nas bicicletas e o registro de ocorrências são fundamentais para identificarmos onde os crimes ocorrem com mais frequência e intensificarmos o policiamento.



Quanto à destinação de recursos para melhorar os espaços de quem pedala, o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Henrique Luduvice, falou sobre o investimento de R$ 23 milhões em mobilidade urbana para ciclistas. De acordo com ele, o recurso proveniente do Banco do Brasil e da taxação das Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) tem permitido a construção de ciclovias e ciclofaixas.



Nos primeiros meses de 2016, Luduvice espera entregar a ciclovia da DF-035, que liga ao Lago Sul as regiões do Jardim Botânico, de São Sebastião e do Jardins Mangueiral. Durante o restante do ano, estão previstas ciclofaixas na EPTG (Estrada Parque Taguatinga, na Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento), no Lago Oeste e na DF-087 (Estrada Parque Vale), entre a EPTG e a Estrutural.



Também participaram da reunião a titular interina da Segurança Pública e da Paz Social, Isabel Seixas, e o diretor-geral do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim de Sousa, além de subsecretários e secretários adjuntos.



Foi marcada para quarta-feira (6) uma reunião entre representantes de grupos de ciclistas e da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O objetivo é elaborar ações que garantam mais segurança para quem usa a bicicleta como transporte alternativo, lazer ou treinamento esportivo. Além disso, ficou pré-agendado mais um encontro com o Executivo daqui três meses, para avaliação das ações.



Crime

Na manhã de domingo (27), o ciclista José Leonardo Santos Abreu foi assassinado com um tiro na cabeça após, de acordo com informações da Polícia Civil, ter reagido ao roubo de sua bicicleta. O homem de 40 anos pedalava no Recanto das Emas, quando foi abordado por Ademir Mendes Rodrigues, de 18 anos, que foi preso no mesmo dia. Em protesto contra a violência, um grupo de ciclistas pedalou no começo da noite de ontem de Taguatinga até a Esplanada dos Ministérios.



Assista ao vídeo:



Via:: R7



Após assassinato de atleta, ciclistas cobram mais segurança 

Nenhum comentário:

Postar um comentário