quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Arquivo Público do DF comemora 30 anos

Arquivo Público do DF comemora 30 anos



Durante cerimônia, acervo privado de ex-prefeito de Brasília foi doado ao órgão




BRASÍLIA (25/2/2015) — O Arquivo Público do Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (25), documentos oficiais do ex-prefeito de Brasília Paulo de Tarso Santos. Em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, também foi comemorado o aniversário de 30 anos do órgão, criado em 1985 por meio do Decreto nº 8.530.


O material doado inclui notícias de jornais, pronunciamentos, redações, cartas e fotografias, tudo relacionado à história política do ex-prefeito e advogado de 89 anos. Estava guardado em caixas na Vila Madalena, em São Paulo, aos cuidados de dois dos cinco filhos do político, Vasco da Cunha Santos e Paulo de Tarso da Cunha Santos.


“Entendemos que pra nós, familiares, a lembrança com ele é a parte familiar, mas a documentação que está aqui é pública. Meu pai teve muito amor por Brasília, então esse material não poderia estar em outro lugar”, disse o também advogado Vasco da Cunha. Paulo de Tarso Santos governou Brasília de fevereiro a agosto de 1961 e, atualmente, mora na capital paulista com a esposa, Maria Nilse da Cunha Santos.


Durante a solenidade, o governador Rodrigo Rollemberg disse estar emocionado. “Nós só vamos resgatar o espírito de Brasília se conseguirmos resgatar a memória da cidade e daqueles que contribuíram para construí-la”, disse.


Estiveram presentes na cerimônia a mãe do governador, Teresa Rollemberg; o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle; a superintendente do Arquivo Público, Marta Célia Bezerra Vale; o primeiro superintendente do órgão, Walter Albuquerque Mello; os secretários de Gestão Administrativa e Desburocratização, Antonio Paulo Vogel; de Cultura, Guilherme Reis; de Mobilidade, Carlos Tomé; e do Esporte e Lazer, Leila Barros.


Leia também: Arquivo Público do DF recebe acervo de ex-prefeito de Brasília



Via:: df.gov.br



Arquivo Público do DF comemora 30 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário