Na próxima semana, Planaltina recebe força-tarefa de combate aos mosquitos transmissores. Ação já passou pelo Guará e por Sobradinho II
BRASÍLIA (5/2/2015) — Quarenta bombeiros e 18 agentes de saúde estarão em Planaltina, na segunda-feira (9), para uma ação contra a dengue e a febre chikungunya. De acordo com a Secretaria de Saúde, os bairros que receberão a força-tarefa serão definidos de acordo com a demanda. O trabalho está previsto para começar às 8h30 e terminar por volta de meio-dia.
Com intuito de combater os mosquitos transmissores Aedes aegypti e Aedes albopictus, os militares e agentes realizarão vistorias em residências. “Se for encontrada água contaminada que não possa ser descartada, os profissionais farão o tratamento com larvicida”, avisa o técnico da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção à Dengue, Ailton Domicio. Em um segundo momento, as ruas serão pulverizadas com inseticidas. Além disso, os agentes orientarão os moradores com dicas sobre como evitar focos das doenças.
Antes de Planaltina, o grupo esteve no Guará, onde foram visitadas 90 residências — dessas, dez tinham larvas de mosquitos. Sobradinho II foi a segunda região administrativa a receber a força-tarefa. Os profissionais visitaram 1.005 casas e realizaram tratamento em 89 locais.
Plano de ação integrada
A Secretaria informou também que, em 11 de fevereiro, será lançado o Plano de Ação Integrada para a minimização dos efeitos da dengue e do chikungunya. O documento traz medidas como a reativação do Grupo Técnico de Acompanhamento Epidemiológico e Respostas Coordenadas da Dengue (GTec-Dengue), instituído pela Portaria nº 13, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, em 2 de fevereiro. Também está prevista a criação de uma central de recebimento de denúncias de locais com focos da doença.
No mesmo dia, em Planaltina, durante o lançamento do plano de ação, haverá atividades como inspeção de imóveis, limpeza de bueiros, roçagem, fiscalização de borracharias, floriculturas e oficinas mecânicas, e carcaças de veículos serão retiradas de vias públicas.
Atividades até maio
O Decreto nº 33.034/2011 institui a Semana de Prevenção da Dengue no DF, realizada de setembro a maio, sempre na terceira semana de cada mês — excepcionalmente, em fevereiro, por causa do feriado de carnaval, será na quarta semana.
Quinze grupos executivos — cada um ligado a uma regional de saúde — são responsáveis pelas ações. Na semana que vem, a Secretaria de Saúde fará reunião com os integrantes para planejar as próximas estratégias de trabalho.
Via:: df.gov.br
DF contra a dengue e a chikungunya

Nenhum comentário:
Postar um comentário