By Do R7
De 3 a 6 de março, a equipe será treinada por servidores da Vigilância
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
O GDF (Governo do Distrito Federal) anunciou nesta terça-feira (24) que vai receber ajuda de cem militares do Exército para combater à dengue e à febre chikungunya. A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira (23), quando ficou definido que, de 3 a 6 de março, a equipe será treinada por servidores da Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.
O chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domicio, disse que, assim que a capacitação terminar, os militares reforçarão os atuais grupos de força-tarefa.
— Temos atualmente sete equipes e, com a entrada dos homens do Exército, serão 17. Esse apoio nos permitirá atuar em mais de uma cidade simultaneamente.
As atividades deste ano da força-tarefa começaram em Planaltina, região do Distrito Federal, no bairro Arapoanga. De 9 a 12 de fevereiro e de 19 a 23 do mesmo mês, foram inspecionados 4.985 imóveis. Desses, 197 precisaram de tratamento com larvicida, produto utilizado para matar a larva dos mosquitos transmissores. Além disso, 30 agentes comunitários da região administrativa estão ajudando no trabalho de mobilização.
— Essas equipes ficarão em Planaltina até que o trabalho seja finalizado. Não existe um calendário das próximas cidades a receberem a visita porque tudo dependerá da necessidade e urgência de cada região administrativa.
Ações rotineiras
Também nessa segunda-feira, agentes de saúde começaram a percorrer domicílios de cinco regiões administrativas. Esse trabalho faz parte da rotina do DF que, em 2011, instituiu a Semana de Prevenção da Dengue no DF, realizada de setembro a maio, sempre na terceira semana de cada mês. Excepcionalmente, em fevereiro, por causa do feriado de carnaval, a atividade teve que ocorrer na quarta semana.
A ação começou em Planaltina e seguirá para Santa Maria, Brazlândia, Sobradinho II e Gama. A ideia é repeti-la até junho em diferentes regiões, com retomada em setembro.
— Vamos visitar todo o Distrito Federal. Nenhuma cidade ficará de fora, disse Domicio.
Segundo a Secretaria de Saúde, houve um decréscimo de 79% dos casos de dengue registrados no primeiro mês de 2015 em comparação com janeiro do ano passado. A redução foi atribuída à estiagem e à operação de remoção de entulhos nas regiões.
Via:: R7
Governo do DF receberá ajuda de cem militares para combater à dengue e à chikungunya

Nenhum comentário:
Postar um comentário