By Do R7
O governador do DF apresentou o plano durante um encontro com os administradores regionais e parte do secretariado
Thinkstock
O Governo do Distrito Federal anunciou nesta quinta-feira (19) um plano de ação para minimizar os efeitos da dengue e da chikungunya. A ideia, segundo o governo, é mobilizar a rede de ensino e os líderes comunitários para dar fim a doença.
O governador Rodrigo Rollemberg apresentou o plano durante um encontro na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio do Buriti, com os administradores regionais e parte do secretariado. Segundo ele, a dengue e a chikungunya são “problemas impossíveis de serem resolvidos exclusivamente pelo governo”. Por isso, ele convoca a população para ajudar.
— É preciso procurar igrejas, associações empresariais e comerciais de cada cidade, escolas, rádios comunitárias e prefeitos de quadras, para que eles repassem à comunidade que é fundamental a participação de cada cidadão.
Um dos especialistas no assunto, o gerente de Vigilância Epidemiológica e Humanização da Secretaria de Saúde, Aílton Domícius, destacou alguns pontos do plano de ação que podem ser implementados de imediato nas cidades. De acordo com ele, existe a proposta de um projeto chamado Lição de Cidadania, que pode ser a solução para o problema.
—[Na proposta], o professor sugere aos estudantes que convençam os pais a reservarem dez minutos diários para limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito; depois os alunos contam como ocorreu essa atividade.
Outra proposta é usar o poder de polícia administrativa da Agefis (Agência de Fiscalização do Distrito Federal) para orientar e, se necessário, notificar borracharias que não tomarem os devidos cuidados com pneus — capazes de armazenar água para a proliferação do mosquito.
O governo do Distrito Federal lançou oficialmente o Plano de Ação Integrado para Minimização dos Efeitos da Dengue e da Chikungunya em 11 de fevereiro, durante evento em Planaltina, região do Distrito Federal. Cerca de 3,5 mil casas foram visitadas pelos agentes de saúde, que identificaram mais de 350 focos do mosquito.
A próxima região a receber as ações é o Gama. Previsto para as 9h da próxima quinta-feira (26), o encontro com a comunidade tem o objetivo de reforçar a necessidade da participação de todos no combate a essas doenças. Vale destacar que a cidade se antecipou e criou uma equipe de trabalho para visitar as casas em busca de eliminar o mosquito transmissor.
Chikungunya
Assim como a dengue, a chikungunya não tem tratamento específico. Recomenda-se que os pacientes sejam mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum mosquito o pique e repasse a doença. Também como no caso da dengue, é importante tomar muito líquido para evitar a desidratação. Os sintomas são tratados de maneira isolada.
Via:: R7
Governo do DF reforça ações para combate da dengue e da chikungunya
Nenhum comentário:
Postar um comentário